Mesrando

1690 palavras 7 páginas
INTA – INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO – UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS
PÓS – GRADUAÇÃO COM ACESSO AO MESTRADO
EPISTEMOLOGIAS DAS CIENCIAS SOCIAIS
PROFESSORA LÍDIA ANDRADE LOURINHO
ALUNO COSME PEREIRA SOBRINHO

RESENHA.
A Construção do Projeto de Pesquisa
Pesquisa social (Minayo).
Por Suely Ferreira Deslandes

PROJETO CIENTÍFICO: ONDE SE INSERE NO PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO?

A fase exploratória do projeto é também uma etapa que antecede e sucede a sua elaboração, sendo entendida como elemento necessário em toda trajetória da investigação. Esta fase exige disciplina na pesquisa bibliográfica, que deve ser crítica e ampla, exige articulação criativa, humildade para reconhecer que todo conhecimento se faz a partir de outros conhecimentos, e que as ideias que fazemos da realidade são imprecisas, bem como um problema intelectual surge a partir de sua existência na vida real.

A CONSTRUÇÃO DO PROJETO A construção de um projeto se dá a partir da abordagem da realidade de forma sistemática como um mapeamento de um conjunto de recortes de realidades para formação de um conhecimento científico, que ao elaborarmos estaremos lidando com pelo menos com três dimensões, a dimensão técnica que dita as regras, a ideológica que se relaciona às escolhas teóricas e a científica que articula as duas dimensões anteriores, ultrapassando o senso comum até chegar ao método científico. Os elementos que constituem um projeto de pesquisa são os seguintes:
O tema – que define o problema a ser pesquisado, que não pode ser amplo, mas individualizado e específico, deve ter alguma característica, como ser formulado por uma pergunta, deve ser claro e preciso, delimitado a uma dimensão variável, exigindo que o pesquisador faça sérias indagações, como: se o problema é original, se é relevante, se é adequado, se há possibilidades e quanto ao tempo. Outro elemento constitutivo do projeto é a

Relacionados