Mesopotâmia: Eridu, Uruque, Churupaque, Acádia e Ur.

1068 palavras 5 páginas
O Neolítico representa uma transformação fundamental na história da humanidade. Na esteira de tal transformação os grupos sociais criam novos espaços de sociabilidade. A cidade é uma inovação, nascida no Antigo Oriente Próximo, que cria novas formas de organização política e social como, por exemplo, instituições de caráter centralizador - o templo e o palácio - representativas da hierarquização da sociedade; inovações de caráter intelectual como a invenção da escrita; as diversas formas de intercâmbio com outras regiões e as construções monumentais são aspectos constitutivos dessa nova realidade. A cidade, portanto, representa uma mutação de caráter político, religioso, intelectual e econômico. Aborde estas transformações utilizando as cidades estudadas até agora da Mesopotâmia: Eridu, Uruque, Churupaque, Acádia e Ur.
Eridu, como primeira aglomerado humano em forma de cidade, se diferencia dos agrupamentos do Neolítico através do processo de centralização das atividades sociais no “templo”: as trocas de mercadorias, a distribuição de alimentos, as grandes festividades religiosas, etc. Mas não apenas isso; percebe-se também o início da especialização do trabalho (por exemplo, as pessoas que trabalhavam apenas no processo de troca de mercadorias ou apenas nas atividades religiosas), mesmo havendo vestígios de uma sociedade ainda igualitária. O “templo” foi reformado e aumentado várias vezes acompanhando o ritmo de crescimento da cidade. Infere-se que Eridu era um sociedade monogâmica, pois foram encontradas casais nas tumbas locais.
Já em Uruque, há um planejamento do desenvolvimento urbano e, diferente de Eridu, o material usado na arquitetura não era apenas o ubíquo barro, mas a pedra calcária, concreto moldado, etc. É criada a burocracia como conseqüência da necessidade de uma melhor coordenação administrativa da economia de troca, o que coloca Uruque no centro da distribuição de mercadorias. Há maior hierarquização do trabalho; surgem cargos

Relacionados

  • Transformações nas cidades-Estados da Mesopotâmia
    1002 palavras | 5 páginas
  • Atividade de Aprendizagem - AA
    16877 palavras | 68 páginas
  • Arqueologia do Velho Testamento Merril F
    115697 palavras | 463 páginas