Mesgravis, laima; pinsky, carla bassanezi. o brasil que os europeus encontraram. cidade: contexto.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (777 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A percepção do litoral brasileiro á época do descobrimento, bem, como os primeiros contatos interetnicos, de culturas totalmente desconhecidas, é o tema central do livro das autoras: Laima Mesgravise Carla B. Pinski. O brasileiro que os europeus encontraram faz parte da coleção “Repensando a História” que procura reformular de maneira analítica temas históricos, neste caso tem como coordenador ohistoriador Jaime Pinski, que desenvolve trabalho sobre a escravidão, com um caráter informativo, a flora, a fauna, os seres humanos (europeus e índios), a sexualidade, ritos antropológicos sãoquestões que o texto aborda para que se possa entender este Brasil recém descoberto.
Utilizando fontes primarias deste fato histórico, as autoras fazem uma incursão sobre a natureza descrita por pessoascomo o Pero Vaz de Caminha que primeiro “oficialmente’ relatou as impressões que tivera ao observar a beleza de tais terras. O clima era agradável era agradável, moderado e ate temperado emdeterminadas áreas. A natureza que exorbitaria era acrescida de plantas que alimentavam os nativos como a mandioca, o aipim, o milho, o feijão, batatas, carás que contribuíram para a dieta dos ‘ brasileiros”.Utilizam pimentas, amendoins, caju, abacaxi, banana. Este ultima os portugueses tentou aproximar o Novo Mundo como o Jardim do Éden, haja vista quando cortada havia no miolo um sinal parecido com umacruz, como que “um sinal do favor divino”, justificado as ações portuguesas na colônia. Este fato repete com a flor do maracujá que segundo os cronistas lembravam a paixão do Cristo, peixes, onças,cobras e insetos como as saúvas e os bichos de pé pareciam no cotidiano destas pessoas, contribuindo e atrapalhando suas vivencias. Surgindo uma idéia de paraíso real.
O sucesso da empreitada só foipossível porque os colonizadores aprenderam demais com os índios, estes eram partes indistintas da natureza e o outro (europeu) se via como senhor dela, e é por isso que o extrativismo do pau-brasil...
tracking img