Merton

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3448 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise funcional

Envolve: teoria, método e dados.

Sendo que método é o menos utilizado pelos praticantes da análise funcional.

Método – envolve além da lógica, nivelar os dados com a teoria.

Vocabulário da análise funcional

Com frequência usa-se um termo para diversos conceitos, ou um conceito para diversos termos.

Inicia com discussão “função”

1 – uso popular (reuniãopublica) – O prefeito não apoia tal função social

2 – equivalente ao termo ocupação – economistas – analise funcional de um grupo

3 – linguagem popular e ciencia politica – dar significado as atividades realizadas por um ocupante de uma situação social

4 – usada na matemática

5 – usada na biologia – fundamental na análise funcional

Radcliffe Brown (Durkheim) afirma que na esferasocial qualquer atividade recorrente (punição, celebração funebre) é parte que se desempenha na vida social, e com isso se mantem a continuidade estrutural.

No fundo, o conceito de função mertoniano distingue--se do de Malinowski ou de Radcliffe-Brown ao atender «[...] às consequências objectivas, observáveis, dos elementos culturais ou sociais e não às disposições subjectivas (propósitos,motivos, finalidades) dos actores sociais»

Função social refere-se as consequências objetivas observáveis, e não as disposições subjetivas (motivos, finalidades)

Postulado da unidade funcional da sociedade

todas as partes do sistema social trabalham em conjunto com um grau suficiente de harmonia ou coerência interna - (Radcliffe-Brown citado por Merton, 1970, p. 92).
Rejeitando o consensoabsoluto avançado pelos funcionalistas clássicos, Merton procede à afirmação de que nem todas as actividades são funcionais, na medida em que, no seio das sociedades complexas , existem estruturas disfuncionais e sobrevivências de outras sociedades sem qualquer função. De facto, «a análise funcionalista deve, assim, promover a especificação das unidades sociais servidas por dadas funções ereconhecer que os elementos de uma cultura têm múltiplas consequências, algumas das quais disfuncionais» (FEP, 1977, p.9) No que diz respeito ao postulado do funcionalismo universal, este defende que «qualquer traço cultural, qualquer instituição, é funcional [...], como um elemento que satisfaz certas necessidades [...]» (FEP, 1977, p.7). Merton sublinha que nem todas as sobrevivências sociais sejamnecessariamente funcionais, sendo «[...] prematuro sustentar inequivocamente que cada uma de tais manifestações deva ser funcional» (Merton, 1970, p.98). Deste modo, aponta para a realização de um saldo líquido de consequências funcionais, com o propósito de evitar a tendência da análise funcional de concentrar-se nas funções positivas e levar em linha de conta outros tipos de consequências. Por suavez, o postulado da indispensabilidade considera que «[...] em cada tipo de civilização, cada costume, objecto material, ideia e crença preenche alguma função vital, tem alguma tarefa a cumprir, representa uma parte indispensável dentro de um todo que funciona» (Malinowski citado por Merton, 1970, p.99), que está na origem do conceito de pré-requisitos funcionais . Merton vai propor que «[...] talcomo a mesma coisa pode ter múltiplas funções, assim pode a mesma função ser diversamente preenchida por coisas diferentes» (Merton, 1970, p. 100), o que leva o autor a construir o conceito de alternativas funcionais, sustentado no pressuposto de que «[...] uma função particular pode ser preenchida por uma variedade de estruturas alternativas» (Merton, 1970, p. 101). Podemos, assim, observar que oconceito de função, apesar de uma ‘des-dogmatização’ do funcionalismo ortodoxo ao aplicar os conceitos de disfunção ou de alternativas funcionais, continua a apelar para uma interdependência das diversas estruturas sociais entre si num quadro de satisfação de necessidades do organismo social. Por outras palavras, persiste um elevado grau de organicismo na elaboração das teses mertonianas,...
tracking img