Mersocul

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1421 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MERCOSUL


O MERCOSUL (Mercado Comum do Sul) é um bloco econômico que foi oficialmente estabelecido em março de 1991. É formado pelos seguintes países da América do Sul: Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. Envolve dimensões econômicas, políticas e sociais.
Os Estados Associados do Mercosul são Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru. Sua existência justifica-se em função docompromisso do Mercosul com o aprofundamento do processo de integração regional e pela importância de desenvolver e intensificar as relações com os países membros da ALADI. São países convidados para as reuniões para tratar temas de comum interesse, mas sem direito a voto.
Os idiomas oficiais e de trabalho do Mercosul são o espanhol e o português e a sede do MERCOSUL se alterna entre ascapitais desses países.
Enquadra-se na condição de União Aduaneira (livre comércio intrazona e política comercial comum), pois, além de reduzir ou eliminar as tarifas alfandegárias entre os integrantes, também regulamenta o comércio com as nações que não pertencem ao bloco, sendo estabelecidas normas através da TEC (Tarifa Externa Comum).


[pic]
• Objetivos PrincipaisO objetivo principal do Mercosul é eliminar as barreiras comerciais entre os países, aumentando o comércio entre eles. Criar um mercado comum com livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos. Complementando esse objetivo maior busca-se a adoção de uma política externa comum, a coordenação de posições conjuntas em foros internacionais, a formulação conjunta de políticas macroeconômicas esetoriais, e, por fim, a harmonização das legislações nacionais (os países que assinaram o Tratado de Assunção não querem que o Mercosul seja apenas a eliminação de taxas de importação dos produtos comercializados entre si. Querem eliminar normas alfandegárias, bem como harmonizar suas leis. Com a harmonização, busca-se aproximar o conteúdo das diversas leis da área econômica.), com vistas a umamaior integração. As empresas de cada país terão condições idênticas para que sejam evitados privilégios de um país em prejuízo aos demais.
A formação desse bloco econômico acaba por estimular o comercio devido às condições que o acordo impõe, dentro dessas condições podemos destacar a isenção de tarifas, taxas ou impostos sobre importação ou exportação dos produtos dentro do blocoeconômico, ou diminuição significativa dessas taxas, em ambos os casos servem para estimular o comércio na região. As vantagens oferecidas pela a alíquota zero de tarifas oferecidas para os países dentro do bloco facilitam também operações de troca de mercadorias, importação de matéria prima que busca baratear o custo de determinados produtos e exportação de outros, estimulando um mercado de livre comérciodentro da região. Outra meta em que o Mercosul busca, além da integração de países como Chile e Bolívia, podemos citar também o interesse de formação da União Monetária, o que significa o interesse de uma moeda única para os países que integram o bloco para um futuro próximo.
A educação encontra-se no centro das estratégias governamentais e empresariais pois é fator fundamental no processode qualificação dos indivíduos para a produção e consumo baseados em tecnologias evoluídas adequadas ao nível da competitividade internacional.




• Objetivos Velados
Acreditamos que não haja um interesse oculto nas decisões tomadas pelos integrantes do MERCOSUL, o bloco age com o objetivo de fortalecer os países membros para melhor competir com os outros países e blocoseconômicos. O foco principal deles é o comercio e conseqüentemente, o crescimento econômico individual.
O MERCOSUL enfrenta problemas no que diz respeito às decisões coletivas. Cada país defende seu interesse individual e nesse sistema, os interesses individuais são superiores aos interesses coletivos do bloco, afinal países em desenvolvimento e pouco desenvolvidos tem opiniões distintas e atuam...
tracking img