Meristemas, tecidos e epiderme

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1831 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO


01. Tipos de Meristemas e Localização.................................................................03
02. Definição de Tecidos e Exemplos.....................................................................03
03. Epiderme e Periderme......................................................................................04
04.Lenticelas...........................................................................................................05
05. Célula Secretora e Tecido Secretor.................................................................05
06. Hidatódio, Nectário, Ducto Resinífero e Laticíferos......................................06
07. Valor Econômico das Secreções Vegetais.......................................................07
08. ReferênciasBibliográficas................................................................................08
































1. Tipos de Meristemas e Localização

Os tecidos meristemáticos são tecidos embrionários, responsáveis pelo crescimento dos vegetais. Esses tecidos acarretam na formação de órgãos com funções especializadas.
O meristema primário tem como funçãopromover o crescimento longitudinal (altura). É este tecido que aparece primeiro na extremidade da radícula e nos cotilédones da semente, denominando-se também (meristema apical). A atividade deste meristema leva à formação do tecido primário da planta.
O meristema secundário promove um crescimento latitudinal (largura, espessura) a partir do tecido primário (produto do meristema primário). Sãomeristemas secundários: câmbio vascular (centro da raiz ou do caule) e felogênio (periferia da raiz ou do caule). Também são conhecidos como meristemas laterais. Encontra-se localizado na radícula e cotilédones da semente (Meristema Primário) e câmbio e felogênio (Meristema Secundário).

2. Definição de Tecidos e Exemplos

São agrupamentos de células com determinadas funções, na verdade tecidossão conjuntos orgânicos formados pela organização de várias células que se inter-relacionam.
Existem os tecidos de revestimento que fazem parte da epiderme, eles possuem estruturas como uma camada de cutícula, tricomas, acúleos, pêlos e estômatos e súber.
Os tecidos fundamentais se encontram no parênquima, no colênquima e no esclerênquima. Os tecidos fundamentais encontrados no parênquimapodem ser de preenchimento, clorofiliano, de reserva. O colênquima compreende o tecido de sustentação formado por células vivas. No esclerênquima os tecidos de sustentação são formados por células mortas e com a parede mais rígida.
Os tecidos vasculares compreendem o xilema e o floema. O xilema é responsável para transportar a seiva bruta e é composto por células mortas. O floema transporta a seivaelaborada e diferentemente do xilema é composto por células vivas.
O parênquima desempenha papel importante na regeneração de ferimentos. Quando se modifica artificialmente o seu ambiente, as células parenquimáticas maduras podem reassumir a atividade meristemática. Assim, tem sido demonstrado experimentalmente, que uma única célula, em meio de cultura adequada, pode produzir plantas inteiras,que irão florescer e produzir sementes.
O colênquima é um tecido composto por células de parede espessas sendo considerado um tecido de sustentação. A diferença entre parênquima e colênquima está nas paredes mais espessas e células mais alongadas. Todavia, nas partes da planta onde esses dois tecidos estão em contacto, há uma passagem gradativa de um tipo de tecido para outro, quanto a espessura daparede e formato das células.
A característica principal do esclerênquima é a presença de paredes secundárias espessas, lignificadas ou não, havendo espessamento homogêneo e regulas da parede celular. O esclerênquima é um tecido de sustentação, presente na periferia ou nas camadas mais internas do órgão, no corpo primário ou secundário da planta. Os esclerênquimas podem estar presentes nas...
tracking img