Mergulhar no Satyricon de Fellini: a pintura da tumba do Mergulhador de Paestum e a cena da pinacoteca

856 palavras 4 páginas
FICHA DE LEITURA

Texto: POLINI, A. "Mergulhar no Satyricon de Fellini: a pintura da tumba do Mergulhador de Paestum e a cena da pinacoteca", in: História. Questões e Debates, 48/49, 2008: 303-320.

1 – SOBRE O AUTOR:

2 - RESUMO

A Tumba do Mergulhador

Localiza-se na necrópole de Tempa del Prete, ao sul da colônia magnogrega de Poseidonia, fundada em aproximadamente 600 a.C.. Esta necrópole pertencia ao povoado de mesmo nome o qual ficava ao largo de uma estrada entre Poseidonia e Agropoli, e provavelmente tinha sua economia baseada no artesanato e no comércio. Dada a distância, infere-se que as pessoas ali enterraadas habitavam nas proximidades, e não compunham estratos principais da sociedade de Poseidonia - do que se deduz que poderiam ser metecos. Ainda assim, observa-se que esta necrópole é diferente de outras que lhe são coevas, pelo que sugere-se que suas populações possuíam características itálicas. Imperioso notar o tempo de ocupação desta necrópole, que é estimado entre o final do século VI a.C. e o século IV a.C., mesmo após a sua conquista pelos itálicos Lucanos. Isto significa que esses povos não eram submissos a Poseidonia, mas firmemente estabelecidos. E. Greco propõe que seus habitantes seriam de origem etrusco-campana e, entre eles, estaria aquele que fora sepultado na tumba do mergulhador.

A descoberta em seu contexto arqueológico Tempa del Prete foi descoberta por Sestieri em 1953, por meio do achado de materiais dos séculos VI e V a.C., bem como 25 tumbas, algumas de VI a.C. e, a maioria, do período lucano (IV. a.C.). Napoli realizou escavações na área, encontrando 5 tumbas em 1968 (a quarta, a do Mergulhador). No ano seguinte, descortinou mais sessenta tumbas, das quais 15 foram datadas dos séculos V e IV a.C.. Da mesma época são as 21 tumbas desenterradas em 1974. Assim, são cento e onze tumbas cuja datação varia entre os séculos VI e IV a.C., comprovando a longevidade da necrópole. A tumba em

Relacionados