Merdad Boss

1884 palavras 8 páginas
Merdad Boss

Psiquiatra, formado em medicina, estudou psicanálise e foi analisando de Freud. A partir da ontologia exposta em Ser e Tempo de Heidegger, fez uma crítica da psicanálise freudiana e desenvolveu uma psicoterapia de base fenomenológico-existencial, conhecida como Daseinsanalyse.

Boss tinha uma visão humanista, mais voltada para o existir humano, o homem como ser no mundo, do que as “ficções psicanalíticas” e o conceito de “Inconsciente” de Freud, como Boss as considera. Faz críticas e elogios aos métodos usados por Freud, mas usa das ferramentas da psicanálise como o uso do divã, a associação livre, o uso da linguagem principalmente a fala, mas abandona uma visão mecanicista, para uma visão humanista.

Boss utiliza-se da daseinsanalyse como ferramenta de análise, Dasein é clareira, e trazer a luz o que está obscuro, oculto, os entes ocultos. Dizer algo no encontro psicanalítico é “reconhecer a verdade tanto perante eles próprios [pacientes] como perante o médico” (BOSS, 1974).

“Boss insiste na existência de uma semelhança entre as descobertas clínicas de Freud e a analítica existencial da filosofia de Heidegger, fundamento da daseinsanalyse.”

A análise da estrutura existencial do ser humano, ajuda a uma melhor compreensão dos fenômenos que ocorrem na clínica, a situação de encontro, os laços afetivos entre terapeuta e paciente, suas intenções.

“Com excepção do próprio espírito humano, que não seria capaz de ter dúvidas quanto à sua existência, todo o resto no mundo somente pode ser determinado com certeza e só pode portanto existir realmente se é possível medi-lo, calculá-lo segundo as leis exactas das ciências naturais, prevê-lo e inseri-lo sobretudo num encadeamento impecável de causas e efeitos. (BOSS, 1974).”

“A daseinsanalyse é capaz ao partir da compreensão de “fenômeno” exposta por Heidegger em Ser e Tempo (§7) e de “homem” como Dasein, liberta o terapeuta das abstrações teóricas para que possa, no encontro imediato com o

Relacionados