Mercosul

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (957 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso: Administração – Linha de Formação Específica em Comércio Internacional
Turma: Administração Comércio Internacional 2008
Disciplina: Realidade Regional e Comércio Exterior
Prof.:Aluno(a):______________________________________ Data: 19/Abril/2012.
Aluno(a):______________________________________

TRABALHO

Este trabalho deverá ser entregue no dia 03/05/2012. Pode ser feito emdupla.


1) O que é o Mercosul? Comente o seu surgimento e a evolução do bloco.
O Mercado Comum do Sul (Mercosul) é um amplo projeto de integração concebido por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.Envolve dimensões econômicas, políticas e sociais, o que se pode inferir da diversidade de órgãos que ora o compõem, os quais cuidam de temas tão variados quanto agricultura familiar ou cinema, porexemplo. No aspecto econômico, o Mercosul assume, hoje, o caráter de União Aduaneira, mas seu fim último é constituir-se em verdadeiro Mercado Comum, seguindo os objetivos estabelecidos no Tratado deAssunção, por meio do qual o bloco foi fundado, em 1991.
No ano de 1995, foi instalada a zona de livre comércio entre os países membros. A partir deste ano, cerca de 90% das mercadorias produzidasnos países membros podem ser comercializadas sem tarifas comerciais. Alguns produtos não entraram neste acordo e possuem tarifação especial por serem considerados estratégicos ou por aguardaremlegislação comercial específica.
Em julho de 1999, um importante passo foi dado no sentido de integração econômica entre os países membros. Estabelece-se um plano de uniformização de taxas de juros,índice de déficit e taxas de inflação. Futuramente, há planos para a adoção de uma moeda única, a exemplo do fez o Mercado Comum Europeu.
Atualmente, os países do Mercosul juntos concentram umapopulação estimada em 311 milhões de habitantes e um PIB (Produto Interno Bruto) de aproximadamente 2 trilhões de dólares.


2) Como funciona o regime de origem no comércio entre os países do...
tracking img