Mercosul

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1529 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
|

O que é MERCOSUL? |
|
Com o avanço nas relações internacionais, foram criadas alianças entre os países. Pactos políticos, econômicos e etc. Eles ajudam a melhorar a interação entre duas ou mais nações. Nas questões de mercado exterior, são fechados acordos a fim de que se reduza ou acabe com as taxas dos produtos negociados. Para isso, foram criados os blocos econômicos. Esses,permitem o livre comércio das mercadorias.
 
Os continentes possuem várias zonas de liberdade de mercado como: Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA) e o MERCOSUL ou MERCOSUR (em espanhol).

Ao final da Guerra Fria, com a queda dos dois grandes blocos econômicos, liderados por Estados Unidos e a União Soviética, houve estímulo para a criação de novas alianças no ramo da economia. Talprática está ligada ao conceito de globalização. Os países começaram a importar e exportar mercadorias como: tecnologias mais avançadas, outros compram matérias primas e, assim, estabeleceram-se novos blocos.

O primeiro a ser criado foi na Europa, a Comunidade Econômica Europeia – CEE, em 1957. Ela antecedeu a atual União Europeia – UE.  Além dela, existem outros blocos que foram criados, taiscomo os já citados, NAFTA e MERCOSUL, a Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico – APEC, o Pacto Andino, a Comunidade dos Estados Independentes – CEI e a Comunidade da África Meridional Para o Desenvolvimento – SADC.

Na América do Sul, tem-se o Mercado Comum do Sul. É um dos blocos econômicos; porém, não envolve todos os países. Embora seja uma aliança do continente sul americano, ele envolveum país africano e um do Oriente Médio: o Egito e Israel. Eles participam do Tratado de Livre Comércio do MERCOSUL: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, compõem o bloco. Alguns países entram como observadores e associados. A Venezuela está em processo de adesão ainda.

O bloco foi criado em 26 de março de 1991, quando os membros se reuniram e assinaram o Tratado de Assunção, no Paraguai.Todavia, tudo começou muito antes. Na década de 80, Brasil e Argentina já faziam acordos. A partir disso, iniciaram-se os alicerces para o estabelecer o Mercado Comum do Sul. Os antigos tratados feitos por brasileiros e argentinos foi assinado, na época, pelos líderes Raúl Alfonsín e José Sarney.

O MERCOSUL abriu vários caminhos, entre eles, o direito de ir e vir dos países membros. Constituiu-seuma área de livre residência com permissão, dentro da lei, ao trabalho. Esse benefício foi decidido na reunião da cúpula de Presidentes, em Brasília. O nome do acordo era: “Acordo Sobre Residência para Nacionais dos Estados Partes do MERCOSUL, Bolívia e Chile.

A Bolívia, o Chile, o Peru, a Colômbia e o Equador estão como os países associados – uma vez que fazem parte do Pacto Andino. O Méxicoestá como um possível observador. Os integrantes aliados não possuem os mesmos direitos que os maiores: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Esses, têm o poder de votação das questões políticas, bem como a participação de reuniões, assinatura de tratados e etc. A Venezuela estava em processo de adesão no bloco econômico, o alcançou em 2004. Portanto, faz parte também do MERCOSUL.
 
 054641875 senha: rafa123

Para que serve o MERCOSUL
A Argentina está realizando uma política industrial à custa do Brasil. As barreiras impostas a produtos brasileiros não resultam apenas de problemas conjunturais, mas são o produto evidente de uma decisão de longo alcance. A ideia é reeditar no século 21 a industrialização baseada no protecionismo e na substituição de importações, um tipo de políticamuito usado na América Latina entre os anos 30 e 70 do século passado. Diante da omissão do governo brasileiro, as autoridades argentinas descumprem sem dificuldade seus compromissos. Vários segmentos da indústria brasileira aceitaram, para evitar maiores perdas, uma redução “voluntária” de exportações para o mercado vizinho. A contrapartida seria a diminuição dos entraves criados com o...
tracking img