Mercosul trabalho de economia política

Páginas: 5 (1037 palavras) Publicado: 14 de maio de 2011
Mercosul

A consolidação do Mercosul não fugiu á tendência mundial de integração das nações com a criação de blocos econômicos regionais.
Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai assinaram,em 1991,o Tratado de Assunção,que constituiu o Mercosul.Em 1995,instalou-se uma zona de livre-comércio,isto é, grande parcela das mercadorias produzidas nos quatro países podia ser comercializadainternamente sem a cobrança de tarifas de importação.
Outro importante ponto foi a união aduaneira entre os países membros, que significou a padronização das tarifas externas (TECs) para inúmeras mercadorias. Isso significa que todos os integrantes importam produtos e serviços de terceiros, pagando tarifas iguais.Essas medidas visaram integrar a economia e fortalecer a negociação em bloco com os outrospaíses.Desde 2006, a Venezuela depende de aprovação dos congressos nacionais para que sua entrada seja aprovada, mais especificamente do parlamento paraguaio, visto que os outros três já também um ALC ratificaram-na.No dia 17 de dezembro de 2007, o Israel assinou o primeiro acordo de livre comércio (ALC) com o bloco.No dia 2 de agosto de 2010, foi a vez de o Egito assinar também um ALC.
Aparticipaçao do Brasil no Mercosul tem o objetivo de fortalecer e consolidar a sua posiçao no quadro regional para um melhor desempenho no quadro internacional.A medio prazo,o Mercosul pretende atrair outros paises da America do Sul.
O Chile e a Bolivia sao membros associados ao Mercosul desde 1996.Eles participam da zona de livre comercio,mas nao da uniao aduaneira. Peru,Venezuela eColombia,integrantes da Comunidade Andina, formada em 1960, poderao ser os proximos países a se associar ao Mercosul.
Os objetivos do Mercosul estao centrados nos seguintes pontos:
• Formação de uma zona de livre comercio, eliminação de todas as barreiras tarifárias e não-tarifárias na movimentação de bens e serviço (cada país tem autonomia nas transações com terceiros);
• Adoção de uma tarifa e deuma política de comercio externo também comuns;
• Coordenação das políticas macroeconômicas (globais) e setoriais em áreas como comercio exterior, indústria, transportes e comunicações, monetária, de serviços aduaneiros e outras;
• Harmonização das legislações internas, a fim de assegurar e fortalecer o processo de integração.
O Mercosul oferece as seguintes áreas de interesse:intercambio de bens e serviços;cooperação científico-tecnologica;joint ventures (associação de empresas); medidas operacionais (financeiras e administrativas) e outras. Quanto á importância política, econômica e estratégia do Mercosul,podem-se destacar:
• O aumento da competitividade e do poder de barganha com as grandes potencias e blocos econômicosmundiais;
• O atendimento dos interesses dos países do Mercosul no plano internacional, por exemplo, a busca de alternativas de intercambio diante de eventuais restrições impostas pelos megablocos econômicos;
• Ampliação das possibilidades de acesso ao desenvolvimento cientifico e tecnológico.
Em termos globais o Mercosul é ainda um bloco de pequena expressão. No entanto, compreende umaárea de quase 14 milhões de km² e estende-se da Terra do Fogo a Roraima, representando um grande mercado, com uma população total de mais de 200 milhões de habitantes. Interesses internacionais tem determinado uma política de aproximação entre União Européia e este bloco latino-americano.
A Hidrovia Tietê-Paraná, com 2.400 quilômetros de extensão, unindo os quatro países-membros, deveconstituir o principal eixo de transporte na integração econômica e comercial do Mercosul.
As dificuldades conjunturais enfrentadas pelos países integrantes do Mercosul
Tem colocado em risco o sucesso desse organismo.
A Argentina, por exemplo, sempre foi a segunda maior economia do Mercosul e em 1998 ocupava o 39º lugar em IDH na escala da ONU.Apresentava maior expectativa de vida,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de Economia sobre o MERCOSUL
  • Trabalho Científico ECONOMIA POLÍTICA
  • Trabalho Economia Politica
  • Trabalho Empresas Economia Politica
  • ECONOMIA POLITICA TRABALHO
  • TRABALHO ECONOMIA POLITICA
  • Trabalho de economia politica
  • trabalho economia politica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!