Mercosul (fonte varios lugares)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
vários
E.M.E.F. ANGELINA SASSI COMANDULLI
Geografia

MERCOSUL
Bruna Zanelatto dos Santos – 82

Caxias do Sul
2012

O MERCOSUL
O MERCOSUL (Mercado Comum do Sul) começou a vigorar em 1991, após a assinatura do tratado de Assunção para a formação de uma área do livre comércio entre Brasil, argentina, Paraguai e Uruguai. Desde então, esses países passaram a eliminar, gradativamente, asbarreiras alfandegárias cobradas sobre as mercadorias comercializadas entre eles, visando a implementação de uma zona livre de comércio.
Em 1995, o livre comércio entre esses países foi estabelecido por cerca de 90% das mercadorias que passaram a circular entre eles sem cobrança de tarifas comerciais. Alguns impostos, porém, ainda foram mantidos para produtos considerados de setores estratégicos,como o da informática.
Os parceiros deste bloco adotam uma mesma TEC (Tarifa Externa Comum) sobre os produtos vindos de outros países. Assim, se um produto vier da Europa, EUA, China ou de outros países, ele pagará o mesmo imposto para entrar em qualquer país do bloco.
A criação do MERCOSUL promoveu um desenvolvimento significativo do comércio entre os parceiros do bloco, saltando de quase 10Bilhões de dólares no inicio do acordo, para cerca de 65 Bilhões de dólares em 2007. Cerca de 27% de todas as exportações e cerca de 34% das importações dos países do Mercosul vêm do comércio realizado entre os próprios parceiros, sobre tudo entre o Brasil e a Argentina, que possuem as principais economias e os maiores mercados consumidores do bloco.

MERCOSUL: impasses e perspectivasApesar de a eliminação das barreiras alfandegárias ter estimulado o comércio entre os países do Mercosul, vem enfrentando um período de crise nos últimos anos.
Essas crises estão associadas às turbulências econômicas internas e externas, que afetam os países do bloco. Essas turbulências são provocadas pela política dos EUA, que tentam minar o fortalecimento do Mercosul para consolidar o projeto decriação de um único bloco econômico em todo o continente, a ALCA (Área de Livre Comércio das Américas). As turbulências internas ocorrem, principalmente, devido à fragilidade econômica desses países.
Essa situação tem colocado em risco o próprio projeto de integração regional, isso ocorre, muitas vezes, porque o estabelecimento de certos acordos pode produzir repercussões positivas ou negativasna economia de cada parceiro.
Os agricultores, brasileiros se queixam da acirrada concorrência com os produtores argentinos, por apresentarem maiores índices de produtividade, são mais competitivos. Os empresários argentinos sofrem diretamente os efeitos da concorrência com a indústria brasileira, por ser mais diversificada e avançada do ponto de vista tecnológico, consegue ser mais competitivaque as empresas argentinas.

A União Européia

A União Européia foi formada por meio de acordos e tratados assinados, desde o início da década de 1950. O bloco mais antigo em formação e também o que se encontra em estágio mais avançado de integração. A União Européia tem servido de modelo para aqueles blocos que buscam o maior nível de integração econômica, monetária e política; constituiu umaunião econômica e monetária com livre circulação de mercadorias, serviços, capitais e pessoas entre todos os países – membros, e conta com uma moeda única o euro. As regras e decisões políticas de instituições q têm poderes independentes ao dos governos de cada país.
Entres essas instituições temos os conselhos de ministros, e os tribunais de justiça e de contas, os comitês econômicos, sóciose o parlamento europeu.
Essas instituições têm o poder de regular as taxas de juros e controlar a inflação; criar leis que assegurem a preservação do meio ambiente; que garanta a proteção de todos os países membros, etc.
A EU, portanto é o mais bem-sucedido modelo de integração entre países e possui um papel de destaque no cenário internacional, pois apresenta um PIB semelhante ao dos EUA e...
tracking img