MERCHANDISING

524 palavras 3 páginas
MERCHANDISING NO PONTO-DE-VENDA
Marketing é o processo que cria trocas que satisfaçam aos objetivos individuais e organizacionais.
Marketing de varejo ou Trade Marketing é o relacionamento estratégico entre o fornecedor e os pontos-de-venda.
Merchandising é o conjunto de atividades de marketing e comunicação destinadas a identificar, controlar, ambientar e promover marcas e serviço no ponto-de-venda, com o intuito de motivar e influenciar as decisões de compra do consumidor. O Merchandising o PDV é considerado a mídia mais rápida e eficaz, pois é a única em que a mensagem conta com “três elementos-chave” para concretização de uma venda: o consumidor, o produto e o dinheiro.
Promoção é qualquer esforço feito para comunicar e promover empresas ou produtos sem utilizar mídia convencional, pode ser uma ação ou conjunto de ações amparadas em uma mensagem objetiva de comunicação, ou pode ser um evento simples.
Promoção de Vendas é o esforço específico de promoção com objetivos de promover vendas. Geralmente são promoções que oferecem ofertas ou condições especiais de venda, costuma-se ainda fazer distribuição de brindes, descontos, venda casada ou qualquer outra vantagem que valorize mais o investimento do consumidor.
Exemplos de promoção de vendas: Leve 3, pague 2; Cupom; Amostras grátis; Brinde anexo ao produto; Sorteios.
Existe muita confusão entre as definições de Merchandising e de Promoção de Vendas
Merchandising está acima da promoção de vendas e pode usar para efetivar sua ação e para ampliar sua estratégia, tanto a propaganda (para divulgar ofertas na mídia) como a promoção de vendas (quando utiliza preços mais baixos ou brindes).
Afinal qual é a diferença?
O que diferencia o material de Promoção de vendas do material de PDV (merchandising) é o fato de que a Promoção de Vendas acrescenta algum benefício ao produto por tempo determinado, e o material do PDV pode ser um display que dure anos, uma embalagem promocional ou um cartaz que fique exposto por meses.
Uma

Relacionados