Merchandising

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2203 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 MERCHANDISING NO PDV: AGREGANDO VALOR AO PLANO DE COMUNICAÇÃO1

Rafael Vinícius Back

RESUMO
Esse artigo consiste em demonstrar brevemente o papel do Merchandising no composto da comunicação e sua importância na aceleração de venda dos produtos, reposicionamento de marcas e o crescimento do Merchandising no PDV. A prática de ações e Merchandising no PDV cresce cada vez mais a cada ano quepassa. Pesquisas de institutos especializados em material de PDV comprovam a eficiência dessa técnica e ferramenta a ser explorada não só por grandes, como pequenos varejistas e franquias do segmento alimentício em seus planejamentos de campanha. Levando em consideração que o consumidor quer cada vez mais a praticidade e opções claras na escolha de uma marca e de seus consumos diários, esse artigopode ser de grande utilidade como uma iniciação ao mundo do merchandising e PDV, destacando seus pontos positivos e negativos e, claro, abordando essa estratégia muito interessante de uma mídia poderosa e decisiva na hora da compra a ser incluída no plano de comunicação. PALAVRAS-CHAVE: Merchandising; comunicação; plano; valor

INTRODUÇÃO

Qualquer marca gostaria de atrair o consumidor,fazê-lo optar, experimentar e se possível fidelizá-lo ao seu produto. Isso não é novidade para ninguém, e claro, é a ambição de qualquer criador de sua marca. O mercado tanto varejista como redes de fast food e as mais variadas marcas ou produtos que possam explorar essa ferramenta chamada Merchandising, se preocupam e com razão de como sua comunicação terá um apelo correto e de impacto, que façam adiferença das suas marcas no PDV para o consumidor. Sabendo que é no ponto de venda que continuam a ser tomada a maioria das decisões, fabricantes têm vindo a repensar seu mix comunicacional. Devido a essas informações, não é novidade também que ações de PDV, crescem a cada dia mais e ganham maior espaço dentro dos planos de comunicação de muitas marcas no mundo inteiro.

Artigo apresentado aocurso de Comunicação Social-habilitação em Publicidade e Propaganda da Faculdade Pitágoras de Londrina-PR, como requisito parcial para obtenção do grau de bacharel em Publicidade e Propaganda, sob a orientação do Prof. Esp. Sérgio Mari Júnior.

1

2 A comunicação no PDV pode ser uma tacada certeira na mente e no bolso do consumidor. Além disso, torna possível aumentar a rentabilidade dos planos eoperações para o estabelecimento e marca, ao mesmo tempo em que respondem rapidamente com grandes resultados, as necessidades da construção e crescimento da categoria do merchandising, gerando impacto de reconhecimento através do share of mind do consumidor. Com o passar dos anos e aumento significativo dessa nova (se é que pode ser chamada de nova, pois foi iniciada na década de 30 pelosamericanos, intensificada pelo começo do auto-serviço e influenciada pelo marketing) e eficiente ferramenta de comunicação, o mercado ganhou várias e especializadas agências para tal assunto. As agências de promoção e outras especializadas em mídia indoor e claro também as agências convencionais de propaganda. Como citado aqui, essas agências, estão encarregadas de produzir, criar e planejar apenasmaterial promocional, muitas delas mais específicas ainda, focam seu trabalho apenas em materiais de ponto de venda. Exemplo: gôndolas de supermercados, farmácias, materiais de construção, franquias de fast food, drogarias, internet, bancos e outras mais se mesclando com o no mídia e mídia indoor.

MERCHANDISING NO PONTO DE VENDA

Ter um bom produto, ótimo preço, boa distribuição e muita propagandanão serão suficientes para alavancar seus negócios se no “ponto de venda” seu concorrente atingir o consumidor melhor do que você (BLESSA, 2007). Hoje o mundo da comunicação e do marketing caminha para pelo menos um ponto certo e em comum: a busca por atender um cliente com adequação de campanha e de resultados a sua marca, produto ou empresa, ninguém quer errar, muito menos perder dinheiro e...
tracking img