Mercantilismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Mercantilismo
Conceito: é um conjunto de ideias e praticas econômicas dominantes na Europa, entre o século XV e XIII, que visava fortalecer o poder monárquico tornando-o absoluto e ao mesmo tempo o desenvolvimento do comercio. Ele possuía o objetivo:
* Fortalecer o estado; Enriquecer a burguesia.
(A burguesia dava dinheiro para o rei, para torna-lo forte e poderoso, e em troca o reiapoiava a burguesia, que fortalecia a economia).
( Eles queriam fortalecer a economia, para não voltar ao sistema feudal. O rei transferia o poder econômico para burguesia e em troca eles pagavam imposto para o rei.)

Princípios
1º: Metalismo, para que o estado pudesse ser e tornar mais rico e poderoso ele deveria acumular grandes quantidades de metais precioso, Ouro e Prata. Para poder cunharmoeda, pois o sinônimo de riqueza está relacionado com a circulação de moeda. (Eles vão procurar moeda (Ouro) e eles vão achar o novo mundo, era chamado assim pois era desconhecido e porque era muito grande)
2º:Balança de comercio favorável, para manter o saldo monetário, ou seja manter o equilíbrio da economia do estado era necessário exportar mais mercadorias do que importar, pois quando euexporto entra mais moeda, e essa vai garantir seu fluxo.
3º:Protencionismo,para proteger a balança comercial o estado (rei) deve incentivar a produção de produtos manufaturados, dando ajuda financeira, cobrando menos impostos, para impedir a exportação da matéria prima, para não existir concorrência. E vai ter que impedir a entrada de produtos concorrentes.
4º:Intervencionismo estatal, o estadointervindo no comercio, isso ocorreu para que as ideias do mercantilismo se concretizassem era preciso que o estado intervir-se na economia como:
* Fixando as tarifas alfandegarias, utilizando os impostos dos produtos importados;
* A estimulação das empresas manufatureira, diminuindo o seus impostos, para eles aumentarem a produção;
* Controlar o preço e a qualidade dos produtos.
5º:Pacto colonial, aonde a metrópole manda e a colônia obedece, e ele que vai regulamentar as normas e as leis que devera ser impostas nas colônias. A colônia só existe para promover a prosperidade da metrópole, ela era obrigada a satisfazer as necessidades da metrópole.
6º:Politica de monopólio, aonde um grupo de pessoas manda, a politica mercantilista está relacionada com a politica de monopólio,pois o estado estabelecia o monopólio para determinados grupos.
Vários tipos de mercantilismo:
Espanha: Metalismo, porque a Espanha consegue encontrar em sua colônia Ouro e Prata, metais preciosos, devido a isso eles não vão desenvolver as indústrias manufatureiras.
França: Ela desenvolve a indústria manufatureira, utilizando matéria prima das suas colônias (Pacto Colonial).
Inglaterra: Elafortaleceu o comercio dominando até o internacional pois conseguia controlar o transporte marítimo(Balanço de comercio, intervencionismo e protecionismo).

Absolutismo
Processo de centralização do poder do rei. Absolutismo é no ponto de vista politico.
Centralização total do poder politico nas mãos do rei, ou seja o rei passa a ser centralizador absoluto e soberano. E ele terá dois objetivos:Fortalecer o estado, e enriquecer a burguesia.
Teorias que fundamentam o poder do rei:
Maquiavel
Tomas Hobles
Jean Bodim
Hugo Grotius
Jean Bosset

Absolutismo Português:
Portugal surgiu como um reino independente em 1139. Seu primeiro rei foi D. Afonso Henrique, o indicar da dinastia de Borgonha. Por muito tempo, os portugueses viveram envolvidos na luta pela expulsão dos mouros (conjunto depopulações árabes, etíopes, turcomanas e afegãs) da península Ibérica. A luta prosseguia até 1249 com a vitória portuguesa e a conquista de Algarves (sul de Portugal). Com o rei. D. Dinis interrompeu-se a conquista no plano militar, iniciando-se um período de reorganização interna de Portugal. As fronteiras do país já estavam definidas.
Em 1383, com D. João, mestre de Avis, teve início à nova...
tracking img