Mercantilismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (518 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MERCANTILISMO

A Europa ocidental dos séculos XIV, XV, XVI se caracterizou por uma série de mudanças que marcaram a passagem da economia feudal, baseada em uma agricultura quase que desubsistência, para uma economia mais dinâmica, comercial, cuja produção visava o mercado e fins lucrativos. Este período conhecido como Revolução Comercial.
As atividades comerciaisretomadas pelos europeus a partir dos séculos XIII e XIV criaram condições para uma "revolução" na sociedade da época.
O desmantelamento da organização feudal e a formação dos estadosnacionais fizeram emergir uma nova preocupação - o de fortalecimento desses países recém-formados.
A atividade comercial foi encarada como resposta a essa necessidade. Através dela os homensinfluentes da época acreditavam poder chegar à riqueza e ao poder.
O ouro e a prata foram vistos como medida de riqueza.
O desenvolvimento do comércio foi incentivado como omodo de se conseguir obter tal riqueza.
A chave para o desenvolvimento de um comércio lucrativo, que permitisse aos países conseguirem acumular ouro e prata, estava no fato de se buscar oestabelecimento de uma balança comercial favorável.
Em primeiro lugar, falava-se da necessidade do incentivo ao desenvolvimento de um comércio exterior.
"A única maneira defazer com que muito ouro seja trazido de outros reinos para o tesouro real é conseguir que grande quantidade de nossos produtos seja levada anualmente além dos mares e menor quantidade de seus produtosseja para cá transportada"
Em segundo lugar, para se conseguir concretizar a idéia inicial de se compra menos e se vender mais, valorizou-se também o desenvolvimento das indústrias de modoa se vender o máximo possível de produtos industrializados (portanto de maior valor) e de se procurar comprar apenas produtos agrícolas (de menor valor).
Seguindo o raciocínio...
tracking img