Mercados e moeda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Economia

Preços e Mercados

Mercado

É qualquer situação em que os vendedores e os compradores ajustam o preço e a quantidade do bem a transaccionar

É o ponto de encontro entre a procura e a oferta


É inerente ao funcionamento dos mercados que existam condições de concorrência. Para que se verifique a concorrência deve ser preenchido um conjunto de condições de concorrênciaMecanismo de Mercado

[pic]

A Procura e a Lei da Procura

Lei e Curva da Procura

A Procura de um determinado produto é definida como o agregado das intenções de aquisição desse produto por parte dos consumidores.

A lei da procura relaciona a quantidade procurada de um produto com o respectivo preço, e pode ser enunciada da seguinte forma: a quantidade procurada de um bem aumenta quando opreço desce, e desce quando o preço aumenta.

Procura Agregada

Representa a soma das quantidades procuradas individualmente para cada nível de preços. Corresponde à soma das procuras individuais.

Ex: A quantidade procurada pelo mercado não depende só dos preço da sagres, mas dos preços de outras marcas de cerveja, das cervejas sem álcool, do rendimento e das preferências dos consumidores.Procura com aquisição

Não devemos confundir procura com aquisição. A procura traduz apenas as intenções de aquisição. Para um dado preço existe uma quantidade procurada, mas essa procura só se traduzirá em aquisições se existir quantidade suficiente de bens no mercado, equivalente ou superior à quantidade procurada. No caso de não existirem bens em quantidade suficiente, parte da procuraficará por satisfazer.

Este comportamento da quantidade procurada, variando inversamente ao preço, é bastante intuitivo: podemos aceitar com facilidade que o aumento do preço de um produto se traduza numa diminuição da procura desse produto. Este comportamento dos consumidores pode ser explicado tanto pelo "efeito rendimento" como pelo "efeito substituição"

Efeito Rendimento

O efeitorendimento actua através da limitação imposta ao consumidor pelo facto do seu rendimento ser limitado. No caso de gastar todo o seu rendimento com um determinado conjunto de produtos e um deles subir de preço, isso implica que o consumidor já não tenha rendimento para comprar a mesma quantidade: terá de comprar menos.

Para compreendermos melhor este "efeito rendimento" consideremos um sistema com doisprodutos, produto A e produto B, relativamente aos quais o consumidor reparte todo o seu rendimento – trata-se de uma simplificação da realidade, já que normalmente o consumidor lida com a aquisição de um maior número de produtos. Apesar de utilizarmos aqui apenas dois produtos, a análise é válida para qualquer outra quantidade.


A recta da figura representa a restrição orçamental, ou seja, ospontos de possíveis combinações do produto A e do produto B que o consumidor pode adquirir com todo o seu rendimento. No extremo superior da recta encontramos a situação em que todo o rendimento é utilizado para a aquisição do produto A.


No extremo inferior da recta encontramos a situação em que todo o rendimento é utilizado para a aquisição do produto B. Os outros pontos da rectarepresentam combinações de quantidades do produto A e do produto B. Em todos os pontos da recta o consumidor utiliza todo o seu rendimento.

Não é possível ao consumidor situar-se num ponto à direita de recta, porque o seu rendimento não é suficiente (esta restrição é semelhante à da fronteira das possibilidades de produção, apresentada no capítulo 2.2; naquele caso lidávamos com produções, e aqui comrendimentos). Mas é possível ao consumidor situar-se num ponto para a esquerda da recta, o que significaria que não estava a utilizar todo o seu rendimento. Mas vamos considerar apenas os pontos da recta.

No caso de aumentar o preço de um destes produtos (por exemplo, do produto A) o consumidor já não pode comprar a mesma quantidade desse produto: o que se traduz graficamente numa deslocação da...
tracking img