Mercados de deribelativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9219 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MERCADO DE DERIVATIVOS - CONCEITO
Mercados de derivativos: conceitos básicos

Derivativos é o nome dado à família de mercados em que operações com liquidação futura são implementadas, tornando possível a gestão do risco de preço de diversos ativos. Quatro modalidades de contratos são negociados nesses mercados: a termo, futuro, de opções e de swaps. Iremos conceituar tais contratos ao longodesta seção.

A origem do termo derivativos está associada à idéia de que os preços desses contratos possuem estreita ligação, ou seja, derivam dos preços do ativo subjacente ao contrato. É importante mencionar que as negociações com derivativos podem ocorrer no mercado de balcão ou em bolsas organizadas.
O mercado de balcão é, em boa parte dos casos, espontâneo e informal. Surge, geralmente,entre grandes instituições, sem local fixo de encontro, com baixa transparência na divulgação de preços e não segue regras específicas. É, basicamente, um mercado em que as partes negociam diretamente entre si. Assim sendo, os derivativos negociados em mercado de balcão são feitos .sob medida., existindo grande flexibilidade na negociação dos itens do contrato, tais como a qualidade e a quantidadedo ativo, as garantias do negócio, a forma de liquidação etc. Exemplos desses derivativos são os contratos a termo, os swaps e as opções flexíveis.

Contratos a termo são acordos de compra e venda de um determinado ativo que estabelecem um preço entre as partes para liquidação em uma data futura específica. Esses contratos são intransferíveis e sua negociação pode ocorrer tanto em mercado debalcão como em bolsa.

Swaps são acordos privados entre duas empresas ou instituições financeiras para a troca futura de fluxos de caixa, respeitada uma fórmula preestabelecida. Consistem em um tipo de contrato a termo. Os swaps podem ser registrados em bolsa e, assim, possuir garantias quanto ao cumprimento dos itens acordados.

Opções flexíveis são acordos privados entre duas partes nos quaisos termos dos contratos são negociados. Com um pagamento inicial, uma das partes tem o direito de comprar ou vender o ativo em uma certa data a um preço preestabelecido. A outra parte da operação recebe esse pagamento como remuneração por sua
exposição ao risco.

Já as bolsas oferecem locais apropriados de transação, organizam o mercado, preparam regras e contratos, fazem a compensação eliquidação dos contratos e se auto-regulam, além de serem reguladas pelo governo. Os contratos ali negociados são padronizados, tais como os contratos futuros e de opções.

Contratos futuros são acordos nos quais as partes são obrigadas a comprar ou a vender a um preço determinado e estabelecido por elas, determinada quantidade de um ativo, em certa data futura. Esses contratos são padronizados emrelação à quantidade e qualidade do ativo, formas de liquidação, garantias, prazos de entrega, dentre outros, e têm negociação apenas em bolsa, sendo possível a liquidação do
contrato antes do prazo de vencimento.

Contratos de opções são acordos nos quais, por intermédio de único pagamento (inicial), uma das partes tem o direito (e não a obrigação) de comprar ou vender o ativo em certa data a preçopreestabelecido. A outra parte da operação recebe esse pagamento como remuneração por sua exposição ao risco, que pode chegar a ser ilimitado. As opções também podem ser negociadas em mercado de balcão, caso das opções flexíveis. No caso daquelas negociadas em bolsa, a padronização dos itens contratuais é realizada, da mesma forma que nos contratos futuros.

Mercados de opções: segmento dosmercados de derivativos baseado em operações realizadas em pregão de bolsa, relativas à negociação de contratos de opções, nos quais são negociados direitos de compra e venda de determinada commodity ou instrumento financeiro a um certo preço para liquidação em uma data futura.

A administração de riscos de preços e de crédito por bancos, fundos, agroindústrias, exportadoras, indústrias e...
tracking img