Mercadologia 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4680 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM EMPRESAS DE SERVIÇOS CONTÁBEIS Geovana Alves de Lima Fedato1 Anelise Rehn2 Ednei Isidoro de Almeida3 RESUMO Planejar é atividade importante para o andamento das atividades empresariais. O clima de mudanças cotidianas afeta as empresas e requer que elas estejam num processo de reciclagem contínuo, conhecendo profundamente, além do próprio negócio, também o ambienteonde atua. Neste prisma, é apresentado o planejamento estratégico como ferramenta de auxílio a gestão nas organizações contábeis, uma vez que tal ferramenta contribui para um profundo repensar sobre a organização, seus procedimentos, culminando com o conhecimento do ambiente interno e externo, para que, a partir deste ponto, o futuro possa ser planejado, propondo objetivos desafiadores. Para odesenvolvimento do estudo, o método foi o de pesquisa bibliográfica. É dada ênfase às estratégias, consideradas como ponto crucial, pois retratam o mecanismo de ação e, por meio delas, a administração estabelecerá como serão alcançados sua missão e objetivos. O estudo demonstra em sua revisão bibliográfica um modelo para implantação do planejamento estratégico, em que a empresa de serviço contábilpoderá valer-se de tal instrumento para refletir sobre sua atividade, impondo um rumo ao escritório, de forma a estar ou a se manter preparada para a competitividade. Palavras-chave: Planejamento Estratégico. Estratégia. Empresa Contábil. 1 INTRODUÇÃO Diante dos novos desafios e contínuas mudanças, as organizações precisam ser ágeis nos procedimentos e nas tomadas de decisão. Numa época em que imperao conhecimento, a escolha, ou até mesmo a busca de alternativas, é questão de sobrevivência. A realidade hoje é de quase escassez de recursos, por isso há a necessidade da remuneração, da melhor forma possível, do fator de produção empregado, ou seja, da maximização do lucro utilizando o mínimo de recursos possíveis. Desta forma, surge o grande desafio do mundo dos negócios que é garantir asobrevivência das organizações e o seu desenvolvimento com sucesso a longo prazo, sabendo adaptar-se de modo eficiente ao meio. A sobrevivência empresarial está atrelada às estratégias que a empresa adotar como ação, como direção a seguir. O desafio está em desenvolver estratégias competitivas que garantam a excelência e a diferenciação da empresa no âmbito em que atua. Desta forma, estas devem serpensadas em conjunto, estruturadas e na sequência implantadas. O presente estudo tem o objetivo de apresentar o planejamento estratégico como uma ferramenta para a empresa conhecer a si própria e se preparar para o futuro. Para tal, deve estar empenhada em conhecer seus pontos fortes e fracos, bem como as oportunidades e as ameaças do ambiente em que atua.

Professora departamento de CiênciasContábeis, Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT - Campus Sinop. E-mail: geovanagf@yahoo.com.br; 2 Professora departamento de Administração, Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT - Campus Sinop. E-mail: anelise.rehn@hotmail.com; 3 Professor departamento de Ciências Contábeis, Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT - Campus Sinop. E-mail: dneisidoro@gmail.com.

1

RevistaContabilidade & Amazônia, Sinop, v. 2, n. 1, 2009

1

1.1 Problema de pesquisa Em épocas de globalização e modernização dos meios de trabalho, principalmente por meio da tecnologia e da informática, é de suma importância que as empresas se mantenham atualizadas, atentas à realidade interna e externa da organização. Para isso, procurar novas alternativas, estar atento às oportunidades de modo a visarprojeção futura é uma necessidade. O planejamento estratégico é uma ferramenta que auxilia o autoconhecimento, bem como incorpora as variáveis externas à entidade. Na empresa contábil esta ferramenta torna-se indispensável, pois, mantendo seu ambiente interno organizado mediante um bom gerenciamento e planejamento de suas atividades, terá melhores condições de atender às demandas de mercado e à...
tracking img