Mercado e a sua envolvente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1726 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mercado e a sua Envolvente

Nome: Frederico Gonçalves Clemente
Numero: 6
Ano: 3ºano
Turma: CM
Ano lectivo: 2012/2013

Índice

3. Introdução

Conceito de Mercado…………………………………………………………..………..Pag.3

4.Desenvolvimento

Públicos de mercado……………………………………………………………….…….Pag.4

Factores de evolução de mercados…………..…………………………….…….Pag.5

Processo de decisão decompras…………………………………………………..Pag.6, 7

Segmentação de mercado e os seus critérios…………………………………Pag.8

Conclusão………………………………………………………………………………………Pag.9

3. Introdução
Conceito de mercado

Mercado - O conceito de troca leva, naturalmente, ao conceito de mercado. Nossa definição de mercado é:
Um mercado é uma arena para trocas potenciais. Um exemplo ilustrará este conceito. Suponhamos que um artista plástico demore três semanas criando uma linda escultura.Ele tem em mente umpreço específico, mas a questão é se haverá alguém que trocará essa quantia de dinheiro pela escultura. Se houver, pelo menos, uma pessoa que o faca, pode-se dizer que há um mercado. O tamanho do mercado irá variar de acordo com o preço.
O artista poderá pedir um preço tão elevado que não haverá mercado para sua escultura. A medida que baixa o preço, geralmente aumentao tamanho do mercado, porque mais pessoas poderão comprar a escultura. O tamanho do mercado depende do número de pessoas que possuem tanto:
1. um interesse no objecto como 2. uma disposição para oferecer os recursos exigidos.
Onde quer que exista um potencial para o comércio, existe um mercado.
Usa-se o termo “mercado”, geralmente, com algum termo qualificativo que descreva uma sensação-humana, tipo de produto, grupo demográfico ou localidade geográfica. Um ‘exemplo de mercado de sensação humana é o de ”relax”, que existe porque as pessoas estão dispostas a trocar dinheiro por lições de ioga, meditação transcendente e controle de actividades vitais. Um exemplo de mercado de produto é o de calcados, assim definido porque as pessoas estão dispostas a trocar dinheiro por algo quechamam de sapatos.
Um exemplo de mercado demográfico é o dos jovens, assim definido porque as pessoas jovens que possuem poder aquisitivo estão dispostas a trocá-lo por produtos, tais como educação, biquínis, motocicletas e equipamento estereofónico. Um exemplo de mercado geográfico é o mercado francês, assim definido porque os cidadãos franceses representam uma localidade de transacções em potencialpara uma ampla variedade de bens e serviços.
O conceito de mercado também cobre as trocas de recursos que não envolvem necessariamente dinheiro. O candidato político faz
promessas de um bom governo para um mercado de eleitores, em troca de seus votos. O lobbyIst oferece serviços a um mercado legislativo em troca de votos para sua causa.
Uma universidade desenvolve o mercado popular quandooferece jantares aos eleitores em troca de maior e melhor publicidade. Um museu desenvolve o mercado de doadores quando oferece privilégios especiais aos contribuintes em troca de seu apoio financeiro.

4. Desenvolvimento
Públicos de mercado

O que implica o desenvolvimento das seguintes estratégias parcelares: - Identificação precisa dos produtos ou serviços a comercializar; - Fixação de preçose de condições de venda; - Escolha dos circuitos de distribuição; - Determinação da "imagem" da empresa e dos produtos; - Preparação dos meios de negociação directa, do processo de prospecção e do estabelecimento de uma "força de vendas"; - Determinação de um volume de negócios previsional, de acordo com o cenário escolhido.
O estudo de mercado compõe-se, basicamente de dois estudos parcelares:- Estudo dos Consumidores; - Estudo da Concorrência, havendo, em qualquer destes que realizar sempre uma análise quantitativa e uma análise qualitativa.
A recolha da informação, que integra o estudo de mercado, deve ser objecto de análise e permitir ao empresário tomar decisões, com um mínimo de risco, sobre:
- As características que os produtos ou...
tracking img