Mercado e mecanismo de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3734 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mercado e mecanismo do mercado

Para falar sobre este tema é necessário falar primeiramente dos aspectos básicos. Por isso, separadamente, analisem os seguintes pontos essenciais: o que é um mercado? Como ele funciona? Quais são os seus mecanismos?
Respondendo a estas questões entenderemos os aspectos mais simples deste tema.

Mercado:
Designa-se por mercado o local no qual agenteseconómicos procedem à troca de bens por uma unidade monetária ou por outros bens. Os mercados tendem a equilibrar-se pela lei da oferta e da procura.
Existem tanto mercados genéricos como especializados, onde apenas uma mercadoria é trocada. Os mercados funcionam ao agrupar muitos vendedores interessados e ao facilitar que os compradores potenciais os encontrem. Uma economia que depende primariamente dasinteracções entre compradores e vendedores para alocar recursos é conhecida como economia de mercado.

Origem
Originalmente o termo mercado, era utilizado para designar o sítio onde compradores e vendedores se encontravam para trocar os seus bens. Contudo, em marketing, os vendedores são vistos como constituindo uma indústria e os compradores como constituindo um mercado. Os vendedores enviamos seus produtos, serviços e comunicações para o mercado, e recebem dinheiro e informação em troca. Nas sociedades mais avançadas os mercados não necessitam de ser lugares físicos onde compradores e vendedores interagem (Internet).

A definição de mercado poderá ser entendida de duas formas distintas:
Em sentido amplo: Conjunto de pessoas individuais ou colectivas capazes de influenciar asvendas de um determinado produto.
Em sentido restrito: Conjunto de dados sobre a importância e evolução das vendas de um produto.
Quanto nos referimos ao mercado, em sentido amplo ou em sentido restrito, existem três classificações de mercado:
Mercado real: Volume de vendas efectivo de um determinado produto ou número de consumidores que compram o produto (os consumidores do produto que a empresafabrica).
Mercado potencial: Estimativa do volume a atingir pelas vendas de um determinado produto ou conjunto de compradores que estão em condições de adquirir esse produto (os consumidores que adquirem o tipo de produto fabricado pela empresa e pela concorrência).
Mercado total: Engloba o mercado potencial de um determinado produto e o mercado dos que não consomem esse produto (toda a populaçãoque tenha condições para vir a adquirir um bem ou serviço, mas sem a garantia de vir a adquiri-lo).

Um mercado é um sistema que evolui no tempo, sob o efeito de variáveis cuja influência se verifica a curto/médio e a longo prazo. É importante identificar esses factores, os quais ajudarão a perceber o que de mais importante se vai passando no mercado e assim adoptar as estratégias e políticasmais indicadas.
O funcionamento de um sistema de mercado se fundamenta em um conjunto de regras, onde se compram e vendem bens e serviços e também factores de produção. A quantidade demandada por um bem não depende unicamente do preço do bem em consideração, mas de diversos outros factores, como, por exemplo, preferências do consumidor, preço de outros bens que possam vir a ser substitutos, rendadisponível, etc. A quantidade ofertada de um bem também depende de vários factores, tais como tecnologia disponível, preço dos factores de produção, subsídios, impostos, preço do próprio bem, etc.



Conceito de Mecanismo de Mercado
O mecanismo de mercado é, segundo as palavras de Adam Smith, uma espécie de "mão invisível" que regula as respostas dadas às três questões base estudadas pelaeconomia: "o quê", "o como" e "para quem" é produzido. No caso da resposta à questão "do quê" produzir, quando as famílias procuram mais de um bem significa que estão dispostas a pagar mais pela mesma quantidade fazendo com que o preço aumente e criando incentivos aos produtores para que estes afectem mais recursos produtivos para a produção deste mesmo bem. Quanto à resposta à questão "do com"...
tracking img