Mercado e competidores

1033 palavras 5 páginas
MERCADO E COMPETIDORES

Manaus
2012

MERCADO E COMPETIDORES

Trabalho apresentado para obtenção de nota parcial da disciplina Gestão e Empreendedorismo.
Trabalho apresentado para obtenção de nota parcial da disciplina Gestão e Empreendedorismo.

Manaus
2012
Objetivo

Temos como objetivo com este trabalho mostrar os principais aspectos que uma Análise Externa deve conter. A consistência dessa fase será fundamental para a solidez do projeto inteiro.

MERCADO E COMPETIDORES

O mercado e competidores pode ser genericamente chamado de Análise Externa. A consistente estruturação dessa análise é condição primária para a fundamentação das estratégias do novo empreendimento. A lista abaixo sugere itens a serem pesquisados para a elaboração da Análise do Ambiente Externo, no estudo do Mercado e Competidores. Cada empreendedor deverá escolher os itens importantes para seu negócio. Podemos classificar, para fins didáticos, a Análise Ambiental em Macroambiente e Microambiente. Os estudos sobre o macroambiente dizem respeito à situação econômica, política, legal e social da região na qual o novo empreendimento se estabelecerá. Os estudos sobre o microambiente contemplam o perfil do consumidor, o mercado concorrente, a carteira de fornecedores, em suma, diz respeito às variáveis que, em alguma medida, podem ser controladas ou influenciadas pela atuação da empresa nascente.

1. Macroambiente

• Ambiente Econômico
Nível de renda da população em geral e do nicho de mercado, conjuntura econômica da região, do país. Conjuntura econômica internacional ou do bloco econômico do qual o novo empreendimento faz parte (no caso de empresas que dependem do mercado internacional).
• Ambiente Social
Aspectos culturais da região a ser atendida pelo novo empreendimento. Religião, costumes. Perfil da população (emigrantes, provenientes de zona rural ou urbana etc.).
• Ambiente Político-Legal
Nível de estabilidade política do país ou região. Características das

Relacionados