Mercado virtual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1223 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DIVISÃO DA ÉTICA PROFISSIONAL

Na gestão de pessoas, atualmente no Brasil, as organizações preocupam-se muito com o marco legal, o cumprimento da legislação trabalhista, com acordos sindicais e outros aspectos previstos em regulamentos governamentais e diretrizes da empresa.
Existe a carência de profissionais líderes com perfil ético que saiba influenciar seus colegas, chefese gerentes com naturalidade, com inteligência, para que os valores morais se sobreponham ao oportunismo, a fraude, ao medo da concorrência, aos costumes poucos retos do ramo que a organização opera.

Segundo Aristóteles “uma empresa boa, bem-sucedida, harmoniosa e estável, integrada por pessoas boas, satisfeitas, seguras e felizes, emerge de um trabalho conjunto de cooperação eintegridade”
As virtudes são qualidades que capacitam as pessoas a encontrar motivos para agir bem. Sem coação, exercitado sua liberdade, a pessoa virtuosa sempre procura escolher o que é bom , o correto.Virtudes são hábitos bons que, para florescer, devem ser praticados. As organizações têm a responsabilidade de promover, incentivar e encorajar o comportamento ético. Caso seus empregados não tragama ética do berço, deverão aprender na organização como cultivar as virtudes, engajando-se nas atividades de treinamento adequadas para este fim, além de se comprometerem a seguir o sistema de valores da empresa.
Na empresa, as pessoas conscientes desse esforço ético têm maior probabilidade de tornar decisões corretas.
Todo profissional deve estar alinhado com as políticas daorganização, sua missão, visão, valores, ter capacidade de conquistar a confiança dos membros do comitê e dos demais funcionários.
A liderança tem como tarefa manter vivo e atualizado o código de ética, e promover os meios necessários para a formação contínua de todos os funcionários da empresa neste campo específico. O caminho mais curto para que a ética passe da teoria à prática, é fazer comque qualquer funcionário sinta que tem crédito, que suas opiniões, não são apenas ouvidas, mas também valorizadas e aplicadas sempre que conveniente. Assim, o componente de confiabilidade gerado envolve todos os integrantes da empresa.

A conduta ética gera urna visão de perspectiva que provoca um natural desejo de antecipar-se, de ter iniciativas para atender às necessidades daempresa e das pessoas que nela convivem, como frito de sua sensibilidade ética.


A IMPORTÂNCIA DE UMA LIDERANÇA ÉTICA

Os líderes necessitam conquistar a boa vontade dos empregados, de modo que eles ponham seus talentos a serviço dos objetivos da empresa. Para isso, os funcionários devem ser tratados com respeito. Os trabalhadores atualmente possuem mais conhecimentos, detêm maisinformação e poder. A ética do líder influencia a ética dos empregados.

A sociedade em geral não aceita mais o uso coercitivo ou manipulador do poder, de forma que as pessoas não respeitam os líderes, ou não confiam neles, apenas por seu cargo ou função, mas pelo poder exercido com dignidade e responsabilidade. Com isso, os seguidores aderem ao líder com voluntariedade. Vota-se que a questão éticacentra-se primordialmente no poder dos líderes.

A ética do comportamento dos diretos é fundamental, pois eles são exemplos para os demais empregados da organização. As conduta dos líderes a ser copiados, servem de referência e solidificam a cultura da organização.

Os Objetivos da empresa normalmente implicam desafios, de modo que o estilo dos diretores pode ensinar aos empregados osentido de compromisso assumindo e o empenho para cumpri-lo.

A imagem ética dos dirigentes da organização molda-se na mente dos empregados por aquilo que é visível: sua forma de falar, de ponderar com objetividade, profissionalismo e respeito às pessoas, de decidir, de relacionar-se sempre com boas maneiras e transparência.
Por isso, é mais fácil que os empregados aprendam algo ao...
tracking img