Mercado varejista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4055 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise conjuntural no mercado varejista nos últimos 3 anos
ALINE DE MARTINI, LUANA ALMEIDA, MICHELE SARTORI, SHANA BORGES.

RESUMO

Este artigo apresenta informações históricas do comércio varejista brasileiro. Inicialmente será abordado as suas origens contextualizando esse setor a partir do conceito e evolução, entendendo a inflação do período e suas perspectivas e tendências. Porfim, através da conclusão, serão destacadas as principais conclusões obtidas na pesquisa.
Palavras- chave: Varejo. Comércio. Renda.

1 INTRODUÇÃO

As primeiras comercializações no Brasil se deram na época do Brasil-colônia com o pau-brasil, o açúcar, o gado, a mineração seguida pelo café. O desenvolvimento do varejo enfrentou grandes problemas como a falta de infraestrutura. Somente nosegundo império com o surgimento de maior infraestrutura que surgiram os primeiros estabelecimentos comerciais. Em 1871 surgiu a Casa Masson, em 1906 a Fundação das Casas Pernambucanas e em 1912 a Mesbla.
O setor terciário da economia envolve a prestação de serviços às empresas, bem como aos consumidores finais. Os serviços podem envolver o transporte, distribuição e venda de mercadorias do produtorpara um consumidor que pode acontecer no comércio atacadista ou varejista, ou podem envolver a prestação de um serviço.
Diante do contexto do presente artigo questiona-se se o indicador do setor varejista pode demonstrar a situação econômica do Brasil?
Entende-se que o indicador do setor varejista pode demonstrar a situação econômica do Brasil. Compreende-se o setor varejista no Brasil,identifica-se que indicadores são preponderantes no setor varejista brasileiro e os impactos destes indicadores nesta economia.
Através deste artigo serão mapeadas as principais mudanças que ocorreram e estão ocorrendo no setor varejista. Será abordada a influencia do varejo no PIB brasileiro, a influência do cenário internacional, informações sobre o mercado de crédito e consumo além de perspectivas etendências.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

A seguir serão abordados, a origem e o desenvolvimento do comércio varejista internacional e brasileiro, o setor supermercadista, as influências do varejo na economia, relação do PIB e do consumo com o varejo e perspectivas e tendências.

3 INFLUÊNCIA DO COMÉRCIO VAREJISTA NA ECONOMIA

No cenário econômico, percebe-se que os estabelecimentoscomerciais exercem grande influência na economia. As micro e pequenas empresas representam uma porcentagem alta das empresas nacionais e são responsáveis por grande parte dos postos de trabalho, o que comprova a força no setor. A tecnologia foi um dos fatores que contribuiu para o avanço dos comerciantes na relação com seus clientes.
Iniciativas privadas e órgãos públicos estimulam o comércio varejista,abordando temas como a gestão nas áreas, impactos na tributação e inadimplência, marketing e oportunidade no exterior.
Com a crise financeira internacional, o comércio varejista foi o menos afetado e isso se deve às medidas adotadas pelo governo, como a elevação do salário mínimo, distribuição de renda através de programas sociais e acesso maior ao crédito.

4 A EVOLUÇÃO DO VAREJO NO MUNDOPode-se dizer que o início do comércio surgiu em função do aperfeiçoamento dos meios de produção que acarretava a criação de excedentes de produtos. Através de uma atividade civilizada, as pessoas trocavam produtos que buscavam satisfazer ambas as partes. Com o surgimento de bancos e moedas, em 1700 as pequenas cidades necessitam de um abastecimento, foram então criados estabelecimentoscomerciais, onde a população poderia encontrar, alimentos, roupas e implementos agrícolas. Com o passar do tempo às comunidades foram crescendo, as necessidades eram outras e o comércio necessitava mudar, surgiu, então, a especialização e segmentação, era um modelo dedicado à venda de alimentos, no Brasil é chamado de mercearia ou armazém.
No século XIX houve a Revolução Industrial, as cidades e as...
tracking img