Mercado perfeito e imperfeito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1011 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Procedimentos Operacionais Padronizados Higienização das instalações, equipamentos e utensílios

Código: CA-POP-001 Revisão: 00 Página: 1 de 8

1. OBJETIVO - Promover a limpeza, higienização e desinfecção das instalações, utensílios e equipamentos de maneira eficaz, de modo a garantir a inocuidade do produto “gelo”, bem como sua qualidade. - Estabelecer procedimentos e requisitos padrões,estabelecidos pela legislação vigente, para a limpeza, higienização e desinfecção das instalações, equipamentos e utensílios.

2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA - RDC n° 25 de 21 de Outubro de 2002.

3. CAMPO DE APLICAÇÃO - Aplica-se nas instalações de manipulação, utensílios e equipamentos que entram em contato com o produto, sejam na produção, embalagem ou distribuição.

4. DEFINIÇÕES - Limpeza:operação de remoção de terra, resíduos de alimentos, sujidades e ou outras substâncias indesejáveis

Elaborado por:

Aprovado por:

Procedimentos Operacionais Padronizados Higienização das instalações, equipamentos e utensílios

Código: CA-POP-001 Revisão: 00 Página: 2 de 8

- Desinfecção: operação de redução, por método físico e ou agente químico, do número de microrganismos a um nívelque não comprometa a segurança do alimento. - Higienização: operação que se divide em duas etapas, limpeza e desinfecção. - Anti-sepsia: operação destinada à redução de microrganismos presentes na pele, por meio de agente químico, após lavagem, enxágüe e secagem das mãos. - Contaminação: presença de substâncias ou agentes estranhos, de origem microbiológica, química ou física que se consideremnocivos ou não para a saúde humana. - Anti-séptico: produto de natureza química utilizado para reduzir a carga microbiana a níveis aceitáveis e eliminar os micro organismos patogênicos. Os produtos saneantes devem ser regularizados pelo ministério da saúde.

5. RESPONSABILIDADES - O gerente geral da empresa é responsável por definir os materiais e produtos de higienização para uso na empresa, todosos produtos devem ser registrados nos órgãos competentes. - Todos os colaboradores são responsáveis por aplicar corretamente os requisitos descritos nesse procedimento, seguindo também as instruções dos fabricantes. - O gerente geral da empresa também é responsável por monitorar, fiscalizar (acompanhar e assegurar) o cumprimento deste POP.

Elaborado por:

Aprovado por:

ProcedimentosOperacionais Padronizados Higienização das instalações, equipamentos e utensílios

Código: CA-POP-001 Revisão: 00 Página: 3 de 8

6. DESCRIÇÃO 6.1. Disponibilização e manutenção de instalações, produtos e utensílios para higienização - O setor de compras é responsável por disponibilizar os produtos e utensílios para higienização das instalações, equipamentos e utensílios. - O responsável pelaaquisição e estocagem dos produtos, fica responsável também pela distribuição dos produtos de higiene para os setores da empresa. 6.2. Aquisição e estocagem de produtos para higienização - Todos os produtos utilizados para a higienização possuem registro e uso aprovado nos órgãos competentes. - Os produtos de higienização utilizados na área de processamento, estocagem e venda do produto não contemsubstâncias odorizantes ou desodorizantes em suas formulações. - Os produtos são identificados, e estocados em local exclusivo para esse fim, de maneira a não contaminar a manipulação do produto. - Os responsáveis pela higienização devem ser orientados quanto à utilização e aplicação dos produtos. - Os responsáveis pela higienização procedem à requisição diária dos produtos necessários no local ondeficam estocados. 6.3. Limpeza e desinfecção de equipamentos, utensílios e instalações - A empresa possui programa de higienização para instalações, equipamentos e utensílios, contemplando informações como métodos de higienização, freqüência e responsáveis, descritas nas instruções de Trabalho e nas instruções do fabricante dos produtos.
Elaborado por: Aprovado por:

Procedimentos Operacionais...
tracking img