Mercado otc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Mercado OTC

Um mercado Over the counter (OTC) é um mercado não regulamentado, ou seja, não é um mercado de bolsa e sim um mercado onde as trades ocorrem entre duas partes directamente.
Oprincipal problema dos mercados OTC é que as contrapartes envolvidas enfrentam o risco de crédito da contraparte, ou seja, o risco de que a contraparte não consiga fazer face aos seus compromissose entre em incumprimento quando ao negócio contratado. Esse risco nas bolsas está normalmente salvaguardado por uma série de mecanismos inexistentes no mercado OTC, como contas margem com margemde manutenção, regras quanto à alavancagem máxima permitida, etc.
A principal vantagem dos mercados OTC, é a sua flexibilidade na estruturação dos produtos transaccionados, já que ao contráriode um mercado organizado estes não têm que estar tipificados e padronizados à priori.
Muitos derivados são transaccionados OTC, não possuindo mercados organizados.
O risco de contraparte(counterparty risk) é o risco de que a contraparte de um negócio não cumpra as suas obrigações contratuais.
No fundo, o risco de contraparte é também um risco de crédito, mas que pode existir comuma contraparte com a qual não existe uma relação de financiamento/empréstimo. Por exemplo, num CDS ou seguro de crédito que A faça sobre B com recurso à seguradora C, por A ter financiado B equerer portanto cobrir o risco de crédito de B, A cria um risco de contraparte sobre a seguradora C, isto porque se perante a falência de B a seguradora C não conseguir cumprir as suas obrigações,então A sofrerá uma perda para a qual julgaria estar seguro.
Nos mercados, o risco de contraparte é particularmente importante quando se negoceiam instrumentos derivados não cotados (OTC), poisem cada um deles o valor do instrumento está sempre dependente da contraparte cumprir as suas obrigações. Nos mercados organizados, o risco de contraparte é assumido pelas próprias bolsas.
tracking img