Mercado nacional e internacional de alimentos funcionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1699 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
DEPARTAMENTO DE AGRONOMIA

TRABALHO DE FATORES DA PRODUÇÃO AGROINDUSTRIAL
(Mercado Nacional e Internacional de Alimentos Funcionais)



ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - AGROINDÚSTRIA
FATORES DA PRODUÇÃO AGROINDUSTRIAL – TURMA: 31

MARINGÁ/2011




Introdução

Atualmente, vivemos em uma sociedade cada vez maisatarefada, na qual as pessoas têm cada vez menos tempo para cuidar de si mesmas e da casa onde moram. Foi-se o tempo em que mães de família ficavam preparando almoço e cuidando da alimentação de seu lar, hoje o mercado de trabalho exige cada vez mais e por isso as pessoas gastam seu tempo com outras atividades.
Portanto, para o consumidor, duas coisas são fundamentais quando se trata de alimentos, quãoprático de ser consumido ele é e quão benéfico para a saúde ele é, afinal de nada adianta uma coisa ser fácil de ser consumida se fizer mal à saúde ou ser saudável e exigir muito tempo para preparar, por isso, alimentos fornecidos pelas grandes redes de fast-food ou os embutidos começam a perder espaço nas prateleiras para novos produtos que prometem combinar as duas necessidades do consumidoratual.
O que o consumidor quer é um alimento que dentro do possível se aproxime ao máximo dessas duas coisas, é preciso ser fácil de ser consumido ou preparado, mas ao mesmo tempo suprir não apenas as necessidades calóricas, mas que também colaborem para melhorar o funcionamento do organismo.
O consumidor, especialmente o brasileiro, se interessou por esse tipo de alimentos, pois aqui seenfrenta um grande avanço das doenças degenerativas devido ao estilo de vida desenfreado que gera estresse, sedentarismo e maus hábitos alimentares, então, enxergaram nos alimentos funcionais uma alternativa para conter o avanço dessas doenças.
Historicamente, o uso de certos alimentos na redução do risco de doenças é feito a milhares de anos sendo o interesse por essa prática crescente ao longo dosanos, tendo o seu “boom” na década de 90, quando as pesquisas se intensificaram.
Enxergando nessa necessidade do consumidor uma oportunidade de expandir mercado e lucrar, as empresas se adaptaram e lançaram ao mercado diversos produtos que hoje fazem parte da mesa não apenas do brasileiro, mas também do mundo todo.
Esses produtos, que contribuem para o bom funcionamento do organismo sãochamados de alimentos funcionais, sendo este um segmento que concentra cada vez mais esforços e recursos em pesquisas e estudos científicos.




O que são alimentos funcionais?

São considerados alimentos funcionais aqueles que cumprem as funções nutricionais básicas, ajudam a melhorar o funcionamento metabólico e fisiológico, além de ajudarem na prevenção de doenças e problemas desaúde. No Brasil, para que um alimento seja considerado funcional ele deve atender algumas certificações da ANVISA.
Há uma série de nutrientes que determinam se um alimento pode ser considerado funcional ou não, dependendo da sua razão e da comprovação científica de seus benefícios. De acordo com a legislação brasileira, os alimentos funcionais podem ter dois tipos de alegações:
* ALEGAÇÃODE PROPRIEDADE FUNCIONAL: é aquela relativa ao papel metabólico ou fisiológico que o nutriente ou não nutriente tem no crescimento, desenvolvimento, manutenção e outras funções normais do organismo humano.
* ALEGAÇÃO DE PROPRIEDADE DE SAÚDE: é aquela que afirma, sugere ou implica a existência da relação entre o alimento ou ingrediente com doença ou condição relacionada à saúde.
Entretanto,afirma-se ser necessário o consumo regular desses alimentos para que seus benefícios sejam alcançados, sendo necessário manter uma dieta equilibrada e balanceada.
Essa busca constante por um estilo de vida mais saudável torna a aceitação desses produtos no mercado cada vez maior, sendo os mais consumidos atualmente os iogurtes.
Estudos apontam que a utilização de certos ingredientes...
tracking img