Mercado financeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5175 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO PLINIO LEITE

ECONOMIA

Professor: Renato Quintes

Administração - 3º Período

Aluna: Michelle Matos

MERCADO FINANCEIRO

Junho 2011

Introdução

O significado original da palavra mercado é o local onde as pessoas se encontram para comprar, vender ou trocar mercadorias. Este mercado existe desde longa data porque sempre existiram pessoas querendo trocar osbens que dispunham em maior quantidade por aqueles que tinham em pequena quantidade ou nenhum daquele item. Com o passar do tempo, o termo mercado foi evoluindo para um conjunto, onde as pessoas compram e vendem determinada mercadoria. O conceito de mercado abrange desde o produtor até o consumidor final, abrangendo atravessadores e intermediadores. O mercado financeiro também tem o seu produto. Oproduto é o uso do dinheiro no tempo. Mercado financeiro, portanto, é o conjunto de mecanismos voltados para a transferência temporária da capacidade de consumo, ou seja, do poder de compra que a posse do dinheiro proporciona. Como qualquer mercado, o Financeiro também tem suas figuras básicas que são os compradores (tomadores de empréstimos), vendedores (poupadores) e os intermediários(instituições financeiras).

Mercado financeiro é o conjunto de instituições que possibilitam a transferência de recursos ofertados para os tomadores e se divide em Mercado de Crédito e Mercado de Capitais, a sua função é gerir investimentos e poupança, seu desenvolvimento se da através do aprofundamento que são mais empréstimos e depósitos e também através do alargamento que são mais bancos, seguradoras,poupadores e tomadores.

No Brasil a década de 60 foi um grande marco no mercado financeiro com inovações como: Lei de capitais estrangeiros, correção monetária, banco nacional de habitação, criação do banco central, lei de mercado de capitais, auditores independentes, regulamentação de seguros e sociedade de capitalização. Na década de 70 tivemos alguns aspectos relevantes tais como: boom da bolsaem 1971, regulamentação dos consórcios em 1971, criação da SELIC, criação da CVM em 1976, nova lei da sociedade por ações em 1976.

A década de 80 foi marcada por sucessivos planos econômicos, as principais alterações foram: regulamentação do mercado futuro e de opções, difusão de empresas de factoring, sociedades anônimas, criação dos clubes de investimentos. Na década de 90 tivemos atransição do governo Sarney para o governo Collor, e tivemos também a hiperinflação que chegou a 1700% no ano de 1989. Em março de 1990 foi divulgado o plano Collor onde a solução encontrada para baixar a inflação foi o bloqueio de 80% dos recursos aplicados ou depositados com a finalidade de retirar 4 trilhões da economia, neste plano também teve o congelamento dos salários. Com o intuito de modernizar opaís, Collor abriu a nossa economia e com isso quebrou muitas empresas causando um índice de desemprego altíssimo, as principais alterações no mercado financeiro foram: Programa nacional de desestatização, código de defesa do consumidor regulamentação dos fundos de privatização, surgimento da bolsa de mercadorias & futuros, após nova fusão, novas formas de captação de recursos no exterior e novasregras de SWAP.

Mercado Financeiro

Refere de modo geral ao mercado de emprestadores e tomadores de empréstimos, levando em conta as instituições e operações que permitem ou facilitam o acontecimento desse processo. Nomeia a taxa que remunera os empréstimos de taxa de juros e as instituições que auxiliam o empréstimo de instituições financeiras. A intermediação pode ocorrer de várias formas detal sorte que haja subdivisões para o mercado financeiro.

Mercado Monetário

Envolve as operações de curto e curtíssimo prazo, logo, operações de grande liquidez. Proporciona um eficiente controle da oferta de moeda na economia e das taxas de juros básicas. Opera principalmente com títulos de alta liquidez

Títulos

Os títulos podem ser públicos ou privados. Os títulos públicos são...
tracking img