Mercado financeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1857 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE PITÁGORAS
CURSOS TECNOLÓGICOS

A IMPORTÂNCIA DO MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS E A BOLSA DE VALORES



2011

FACULDADE PITÁGORAS
CURSOS TECNOLÓGICOS
GESTÃO FINANCEIRA

A IMPORTÂNCIA DO MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS E A BOLSA DE VALORES

Relatório apresentado à Faculdade Pitágoras de Jundiaí, para avaliação, como exigência da disciplina Projeto Integrador dePesquisa com os seguintes integrantes:

2011
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO .................................................................................... 04
TEMA .................................................................................................. 05
PROBLEMATIZAÇÃO ......................................................................... 06HIPÓTESE........................................................................................... 07
OBJETIVOS ........................................................................................ 08
JUSTIFICATIVA ................................................................................. 09
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .................................................... 10

.

INTRODUÇÃO

O Sistema Financeiro Nacional(SFN) pode ser entendido como o conjunto de instrumentos, mecanismos e instituições que direcionam os recursos da poupança (ato de poupar, não caderneta de Poupança) para o investimento. O SFN é composto por órgãos normativos, que regulam todos os componentes do sistema, órgão supervisores, que fiscalizam o cumprimento das normas, e operadores, que colocam em prática todas as operações financeirasdisponíveis no mercado.
Com o processo de globalização, que resultou em intenso intercâmbio entre os países, o mercado acionário adquire crescente importância no cenário financeiro internacional. Seguindo essa tendência, os países em desenvolvimento procuram abrir suas economias para poder receber investimentos externos. Assim quanto mais desenvolvida é uma economia, mais ativo é o seu mercadode capitais.
O Mercado de Capitais canaliza recursos de médio e longo prazo para empresas, por meio de operações de compra e de venda de títulos e valores mobiliários, efetuadas entre empresas, investidores e intermediários. A Comissão de Valores Mobiliários é o principal órgão responsável pelo controle, normatização e fiscalização deste mercado.
As Bolsas de Valores são instituiçõesadministradoras de mercados. No caso brasileiro, a BM&FBOVESPA S/A- Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros – é a principal bolsa de valores, administrando os mercados de Bolsa e de Balcão Organizado. A diferença entre esses mercados está nas regras de negociação estabelecidas para os ativos registrados em cada um deles. A BM&FBOVESPA também é responsável por administrar o mercado de bolsa de derivativos ede futuros.

1. TEMA

ASPECTOS ESTRUTURAIS DOS MERCADOS – FINANCEIRO E DE CAPITAIS – E O FUNCIONAMENTO DA BOLSA DE VALORES

Uma conceituação bastante abrangente de sistema financeiro poderia ser a de um conjunto de instituições que se dedicam, de alguma forma, ao trabalho de propiciar condições satisfatórias para a manutenção de um fluxo de recursos entre poupadores e investidores. Omercado financeiro pode ser considerado como elemento dinâmico no processo de crescimento econômico, uma vez que permite a elevação das taxas de poupança e investimento.
O mercado de capitais assume papel dos mais relevantes no processo de desenvolvimento econômico. É o grande municiador de recursos permanentes para a economia, em virtude da ligação que efetua entre os que têm capacidade de poupança,ou seja, os investidores, e aqueles carentes de recursos de longo prazo, ou seja, que apresentam déficit de investimento.
As Bolsas de Valores são entidades, cujo objetivo básico é o de manter um local em condições adequadas para a realização, entre seus membros, de operações de compra e venda de títulos e valor mobiliários. É preocupação das Bolsas de Valores, ainda, a preservação dos valores...
tracking img