Mercado financeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5908 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Mercado de capitais
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Finanças |
| |
Mercado Financeiro
Ações
Títulos e Obrigações
Corretoras de Valores
Forex
Derivativos
Commodities
Debêntures
Bônus de subscrição
Certificado de depósito
Comissão de Valores Mobiliários | |
Imóveis | |
Sistema Bancário
Banco Central do Brasil
Lista de bancos doBrasil
Depósito
Empréstimo | |

Fachada da Bolsa de Valores de Nova Iorque

Fachada da Bolsa de Valores de São Paulo
Mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários que proporciona liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabiliza o processo de capitalização. É constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeirasautorizadas.
Os principais títulos negociados (título mobiliário) representam o capital social das empresas, tangibilizado em suas ações ou ainda empréstimos tomados pelas empresas, no mercado, representado por debêntures que são conversíveis em ações, bônus de subscrição e outros papéis comerciais. Esta constituição permite a circulação de capital e custeia o desenvolvimento econômico.
No mercado decapitais ainda podem ser negociados os direitos e recibos de subscrição de valores mobiliários, certificados de depósitos de ações e outros derivativos autorizados à negociação.
Seu objetivo é canalizar as poupanças (recursos financeiros) da sociedade para o comércio, a indústria e outras atividades econômicas. Distingue-se do mercado monetário que movimenta recursos a curto prazo, embora tenhammuitas instituições em comum.
Nos países capitalistas mais desenvolvidos os mercados de capitais são mais fortes e dinâmicos. A fraqueza desse mercado nos países em desenvolvimento dificulta a formação de poupança, sendo um sério obstáculo ao desenvolvimento, obrigando esses países a recorrerem ao mercado de capitais internacionais.
Índice[esconder] * 1 Tipos de mercados * 1.1 Mercado decrédito ou Mercado Monetário * 1.2 Mercado de títulos * 2 Mercado primário e secundário * 2.1 Mercado primário * 2.2 Mercado secundário * 2.2.1 Funções * 3 Classificação do sistema financeiro * 4 Principais papéis negociados no sistema financeiro * 4.1 Títulos públicos * 4.2 Ações * 4.3 Commercial papers * 4.4 Debêntures * 4.5 Letras de câmbio* 4.6 CDBs - Certificados de Depósitos Bancários * 4.7 CDIs - Certificados de Depósitos Interfinanceiros ou Interbancários * 5 Principais intervenientes no mercado financeiro * 5.1 Reguladores * 5.2 Traders, investidores e instrumentos de investimento * 6 Referências * 7 Ligações externas |
[editar] Tipos de mercados
[editar] Mercado de crédito ou Mercado Monetário
Oscontratos são feitos de forma individualizada entre as duas partes e as obrigações resultantes em geral não são transferíveis. Há intermediação financeira, no caso o banco comercial é o intermediador entre o tomador do empréstimo e o proprietário do recurso.
Podem ser divididos em:
* curto prazo e
* médio e longo prazo
O mercado de curto prazo pode ser dividido em três segmentosprincipais:
* mercado monetário interbancário
* mercado de dívida pública e
* mercado de dívida das empresas.
O mercado monetário interbancário (que abrange também o mercado interbancário de títulos), é um importante segmento do mercado monetário, integrado exclusivamente por bancos, incluindo o banco emissor. É um mercado de grande volume de transacções diárias e de elevada liquidez, queabrange os 12 países da União Monetária Europeia, os da zona euro. Das transacções diárias deste mercado retira-se um importante indicador do custo do dinheiro no tempo, para prazos curtos (até um ano): a euribor (european interbank offer rate).
O mercado de dívida pública é o espaço de emissão e transacção de títulos de dívida pública a curto prazo, nomeadamente bilhetes do tesouro. Deste...
tracking img