Mercado financeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1436 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PRODUTOS DO MERCADO FINANCEIRO

Mercado Financeiro pode ser definido como sendo o processo onde os recursos excedentes da economia (poupança) são direcionados para o financiamento de empresas e de novos projetos, desta forma estimulando o crescimento da economia. Já o Sistema Financeiro Nacional, é a composição de instituições responsáveis pela captação de recursos financeiros, peladistribuição e circulação de valores e regulação dos processos.

A consolidação do mercado financeiro brasileiro ocorreu de forma efetiva, por volta de 1964, quando houve a promulgação de três leis que marcaram profundas alterações na estrutura do sistema financeiro nacional:
1. Lei nº 4380 – 21/08/64 : instituiu a correção monetária nos contratos imobiliários de interesse social, trouxe a criação doBanco Nacional de Habitação e a criação do Sistema Financeiro de Habitação.
2. Lei n° 4595 – 31/12/64 : estabeleceu as características e as áreas específicas de atuação das instituições financeiras e transformação do SUMOC ( Superintendência da Moeda e do Crédito, que é autoridade monetária antes da criação do Bacen, Banco do Brasil, e Tesouro Nacional)
3. Lei n°4728 – 14/07/65 : estruturou omercado de capitais e estabeleceu medidas para seu desenvolvimento.

Desde então, o sistema financeiro brasileiro passou a ter maior diversificação do número de intermediários financeiros não bancários, com áreas específicas e bem determinadas de atuação. Em paralelo, houve uma ampliação considerável nas regras de ativos financeiros, aumentando as opções para aplicação em poupanças e criandomelhores condições no processo de intermediação.

As Bolsas assumiram portanto, a característica institucional, com as reformas do Sistema Financeiro Nacional e do mercado de capitais nos anos de 1965 e 1966, passando a ser, então associações sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial.

Após essas transformações, ocorreu também a criação da Comissão de ValoresMobiliários, pela Lei n° 6385, de 07/12/76.

Vimos um novo marco na história do mercado financeiro brasileiro recentemente. Dia 26/03/08, quando a Bovespa anunciou oficialmente, o início do processo de fusão com a BM&F. A Nova Bolsa, nome provisório da nova instituição que surgiu com a fusão, será a terceira maior do mundo, e a segunda maior das Américas.

Certificados de DepósitoInterbancário (CDI)

Certificados de Depósitos Interbancário são títulos emitidos por instituições financeiras com o objetivo de tranferir recursos de uma instituição financeira para outra. A instituição financeira com sobra de recursos, os transferem para aquelas que possuem necessidade de caixa. As negociações são feitas no mercado interfinanceiro e a maior parte das transações tem prazo de um dia. Ocusto do dinheiro de um dia negociado no mercado interbancário é próximo do custo de troca das reservas bancárias vinculadas em títulos federais que ocorrem no Open Market, base taxa Selic. Entre as vantagens destas operações, podemos destacar: a não incidência de imposto, portanto não há taxação; rapidez e segurança da operação. Há também o CDI over, que é caracterizado pela expectativa de custodas reservas bancárias para a manhã seguinte a do fechamento das transações.

Certificado de Depósito Bancário (CDB) e Recibo de Depósito Bancário (RDB)

São títulos representativos de depósitos a prazo emitidos por bancos comerciais, de investimento e de desenvolvimento. A taxa paga pode pré-fixada, pós-fixada ou flutuante, podendo ser atrelada a variação percentual de um dos índices: TR, CDI,TJLP, ou um índice de inflação, como o IGP-DI ou IGP-M. Foi estabelecido em medida provisória que, para os títulos pré-fixados, o prazo mínimo é de 30, 60 ou 90 dias. E, para os títulos indexados em TR, o prazo mínimo é de 120 dias. Os RDBs são semelhantes aos CDBs, sendo apenas que os RDBs são títulos não transferíveis.

CDI e CDB
Diariamente, é feita a análise das operações de crédito e...
tracking img