Mercado financeiro e sistema financeiro nacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2984 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO – UNISA

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EXECUTIVO EM FINANÇAS



DOCENTE PROF. MARCELO









Mercado Financeiro e Sistema Financeiro Nacional







Fábio Farias Feitosa

Joquebede Bispo de Souza Oliveira

Lucimara Gonçalves Mathias







SÃO PAULO

2012



1. INTRODUÇÃO
A essência do mercado financeiro é aesperança, esperança de algo no futuro, ou seja, investir buscando resultados. Na Idade média, a base de troca eram as mercadorias, porém foi constatado que se precisava encontrar algo único para troca de valores, foi então que no final do século XVII surge a moeda como base de troca no Brasil. (BRASIL, 2012).

Assim o mercado financeiro é uma entidade que permeia a Economia e que reúneindivíduos ou empresas, que se interessam a captar ou emprestar recursos financeiros por motivos e para fins diversos.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 DEFINIÇÕES

Primeiramente devemos saber e entender o que é o Sistema Financeiro Nacional ou SFN. Em nossa economia existem alguns personagens conhecidos por agentes econômicos, os agentes econômicos são caracterizados por pessoas físicas - comovocê-, empresas (P.J. - Pessoa Jurídica) e órgãos públicos - tais como Banco Central do Brasil (BC ou BCB) e a CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
Numa economia existem agentes superavitários, ou seja, que conseguem acumular riqueza, e agentes deficitários, cujos recursos são escassos e lhes falta dinheiro. O Sistema Financeiro Nacional, através de suas instituições, é responsável por:
•Captar recursos financeiros dos agentes superavitários e distribuí-los aos agentes deficitários;
• Tornar viável a circulação dos ativos financeiros; e
• Regular esse processo de circulação.
• O órgão máximo do SFN é o Conselho Monetário Nacional, mais conhecido como CMN, que é um órgão deliberativo, cuja principal atribuição é criar normas e instruções a serem seguidas peloMercado Financeiro.
O conjunto de instituições que compõem o SFN constituem o famoso Mercado Financeiro.
[pic] Fonte: Banco Central do Brasil
Para que o Mercado Financeiro funcione plenamente temos os participantes: de um lado, os poupadores que são as pessoas cuja renda permitir satisfazer suas necessidades de consumo imediato e ainda reservam parte para aplicar no mercado. Por outro lado,temos os tomadores que necessitam de recursos adicionais para fazer suas necessidades imediatas. Há ainda um terceiro grupo de participantes, que são os intermediários, instituições financeiras, os bancos, responsáveis por criar o mercado, isto é, reunir os diversos tomadores e investidores e proporcionar realização de negócios. O Mercado Financeiro por sua vez é onde se desenvolve a atividade deintermediação financeira, ou seja, é o local onde os tomadores de recursos (agentes deficitários) vão para pegar emprestado dinheiro dos ofertadores (agentes superavitários), sendo que neste meio campo estão os intermediários financeiros fazendo a ligação entre os dois tipos de agentes.
[pic]Fonte: Simulado contábil – SFN - 2010
Portanto a definição de mercado financeiro é o processoonde os recursos excedentes da economia (poupança) são direcionados para o financiamento de empresas e de novos projetos, desta forma estimulando o crescimento da economia.
[pic]Fonte: www.scribd.com › School Work › Study Guides, Notes, & Quizzes


Em suma, O SFN (Sistema Financeiro Nacional), que integra os interesses dos tomadores e emprestadores, levando o capital a circular naeconomia de determinada instituição. Quem o regula e normatiza é o governo, sendo que o Mercado financeiro e o SFN são complementares. (MENDES, 1993).

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda do Brasil, instituída pela Lei 6.385, de 7 de dezembro de 1976. Tendo como principais funções (FURLANI, 2004):

◦ Incentivar a poupança no...
tracking img