Mercado financeiro capitulo 8

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (897 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitulo 08
1) O é securitização e qual a sua função
Securitização é uma operação financeira que faz a conversão de ativos em títulos negociáveis – as securities (que em inglês se referem avalores mobiliários e títulos de crédito). A securitização serve como suporte para emissão de títulos ou valores imobiliários.
2) Quais os principais objetivos referentes ao processo desecuritização
Os principais objetivos referentes às operações de securitização são: a) diminuir o custo de capital; b) ajustar os fluxos de caixa das empresas financiadas ao tempo de espera requerido pelosinvestidores; c) administrar a redução e diluição de riscos entre os gerentes econômicos; d) gerenciar a redução de custos de transação ajustada a menores níveis esperado de risco.
3) Quais os objetivos emrelação ao risco quando se faz uma securitização

4) Uma SPC foi criada com um capital de $ 1,00 através de dinheiro pela empresa Genipabu. A SPC captou um certo fluxo de dinheiro no montante de $5.ooo no mercado através do lançamento de debênture e comprou as empresa Abracadabra recebíveis no valor de $ 5.100 com um deságio de 5%. Após o período estipulado para maturação das debêntures, aSPC recebe os recebíveis e salda sua divida com as debêntures (ocorrem juros de 5,1% neste período) lançadas ao mercado. Desconsidere qualquer forma de tributação para resolução deste exercício.Demonstre os lançamentos contábeis do caso acima, na visão da SPC.
Constituição do SPC
D – Disponibilidade 1,00
C – Capital Social 1,00
Emissão de Debêntures
D –Disponibilidade 5.000
C – Debêntures 5.000
Compra dos Recebíveis
D – Crédito a Receber 5.100
C – Receita a Apropriar 255
C – Disponibilidade4.845
Apropriação da Despesa com Juros
D – Despesa de Juros 255
C – Debênture 255
Apropriação da Receita
D – Receita a Apropriar 255...
tracking img