Mercado de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2958 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
GESTÃO DAS RELAÇÕES NO TRABALHO






Arthur Cardoso









Mercado de trabalho, emprego e
competitividade.




















MARÇO
GOIÂNIA
2012


Arthur Cardoso










Mercado de trabalho, emprego e
competitividade.







Trabalho de Gestão dasrelações no trabalho
para obtenção de nota N1 do curso de
administração da Pontifícia Universidade
Católica de Goiás PUC-GO

Professor Orientador: Eugênio de Britto Jardim










MARÇO
GOIÂNIA
2012
SUMÁRIO



Introdução 4

Desenvolvimento:
1.Globalização da Economia 5
2.Mercado de trabalho e competitividade 5
3.O desemprego 5/6
4. Empregabilidade e o trabalho deestágio 6/7
5.Programa de Primeiro emprego 7
6.Cooperativas de trabalho 7
7. O representante comercial e o trabalhador autônomo 8
8.A questão da inclusão no ensino e no trabalho para pessoas portadoras de necessidades especiais e outras minorias 8/9
9.Cidadania e trabalho 9
10.Inclusão social e não violência 9/10
11.A dignidade humana e a questão do assédio moral no trabalho 10Conclusão 11

Referências bibliográficas 12























INTRODUÇÃO

Através deste trabalho pretendemos analisar o mercado de trabalho tal como seus principais componentes: emprego e competitividade.
Mercado de trabalho é aquilo que relaciona aqueles que oferecem força de trabalho com aqueles que a procuram em um mercado onde se negocia a fim dedeterminar os preços e as quantidades a serem transferidas.
Emprego é a relação que se dá através da pessoa que possui a força de trabalho (empregado) e a pessoa física ou jurídica que contrata alguém para lhe prestar um serviço (empregador). É um fato jurídico que se configura quando alguém presta serviço a uma outra pessoa de forma subordinada, pessoal e não-eventual.
Competitividade é acaracterística, capacidade ou qualificação de qualquer organização ou pessoa em cumprir o que lhe é esperado, com mais êxito que seus concorrentes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas.
Veremos ao decorrer do desenvolvimento deste estudo, detalhes e análises mais completas acerca de tudo que estes componentes do mercado de trabalho possuem, tais como suas consequências, leis, necessidades entreoutros.























DESENVOLVIMENTO

1. Globalização da Economia

A Globalização, é um fenômeno recente, resultado do desenvolvimento do capitalismo. O processo atual de globalização da economia mundial teve forte aceleração no início da década de 1980. Por esse processo, diversos setores da atividade econômica passaram a integrar-se, ou seja, aatuar em conjunto no mundo inteiro.
Grandes empresas, com filiais e instalações em diversos países, passaram a unificar suas atividades. Por exemplo: uma empresa automobilística, em vez de fabricar modelos diferentes para cada país que atua, passou a produzir modelos de carros mundiais, ou seja, que são vendidos no mundo inteiro. Os carros não têm necessariamente suas peças fabricadasem único lugar. O motor pode ser feito na Argentina, a engrenagem no Paraguai e a montagem no Brasil. Depois, o carro é exportado para outros países. O objetivo é racionalizar a produção e diminuir seus custos.


2. Mercado de trabalho e competitividade


Durante todo o período da Revolução Industrial, novos postos de trabalhos começaram a aparecer, principalmente relacionado aomercado de serviços. Desta forma chegamos ao mercado competitivo de hoje, através da concorrência iniciada no passado. Esta concorrência não só foi relacionada ao produto e serviço comercializado e sim também em relação a uma mão de obra qualificada, pois os empresários começaram a entender que o ritmo da eficácia alcançada estava intrinsecamente relacionado ao desenvolvimento que o colaborador...
tracking img