Mercado de trabalho para surdos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (887 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Mercado de Trabalho para Surdos

02/2011

Fonte : http://educadorarosi.blogspot.com

PESQUISA:
- Relacione quais os cargos/profissões ocupados pelos surdos, no mercado de trabalho em suacidade.
Muitos surdos hoje trabalham na área de produção de empresas automotivas como a Renault, Electrolux, e de outros gêneros como a Kraft, etc. Alguns surdos que tem mais formação (a maioria empedagogia, na área de educação) trabalham em escolas, mas na maioria das vezes não como professor e sim como instrutor. Tem momentos com os alunos surdos, mas acaba na maior parte das vezes ajudando osprofessores ouvintes nas atividades.
Muitas empresas adotam filosofia de implantar a contratação dos deficientes para trabalharem na área de produção permanente, mesmo que eles que não tenhamoportunidade de crescer na carreira. Isto, eles não tem alternativa de escolher as oportunidades do emprego, acabam aceitando, justamente por eles terem a tendência da oferta de salário e saem prejudicados comovida profissional.
- Das profissões relacionadas, identifique quantas e quais são as exercidas por mulheres e por homens?
Existem mais professores surdos / instrutores surdos mulheres trabalhandoem escolas, mas também ha homens.
Nas fábricas, quando é área de produção a maioria é homem, por causa do trabalho que é mais pesado e repetitivo. Dependendo da área da produção as mulheres sãomaioria, pois tem trabalhos mais manuais, delicados e que elas têm mais paciência.
- O que você pensa sobre os dados encontrados na pergunta anterior?
Muitos surdos não têm oportunidade de seespecializar, não tem incentivo da família para estudar, se formar e atuar como profissionais e também muitos surdos freqüentam o curso de graduação que encontram dificuldade para ter permanentemente, em salade aula, um interprete de Libras e acabam abandonando o curso por falta de interprete das universidades, pois para contratar interprete precisa passar uma questão burocrática. O Decreto n.º 5.626 de...
tracking img