Mercado de trabalho do engenheiro de produção

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2242 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MERCADO DE TRABALHO DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO
Bruno Rafael Costa Farias
Ivandemberg de Araújo Correia1

RESUMO: Após a Revolução Industrial e apresentação do sistema de produção em massa, surgiu a necessidade de formação de profissionais aptos a desenvolver e gerir projetos. A partir daí, surge no mercado o engenheiro de produção. Devido as suas competências e habilidades, o mercado detrabalho dessa engenharia tem-se mostrado bastante abrangente. O objetivo deste artigo está pautado em conhecer a formação multidisciplinar do profissional de engenharia de produção, conciliar o seu perfil com o que se é demandado no mercado de trabalho, assim como expor as áreas de atuação mais promissoras. Inicialmente, faz-se uma breve análise sobre a engenharia de produção e o surgimento danecessidade de profissionais nessa área, e finaliza-se com a estrutura do mercado nos últimos anos.
Palavras-chave: Engenharia de produção. Áreas de atuação. Perfil do profissional. Mercado de trabalho.
1. Introdução
A partir da Revolução Industrial, a maneira e a lógica da fabricação de produtos foram totalmente alteradas. Cada vez mais, as novas indústrias tiveram que passar por profundastransformações, tanto no próprio processo produtivo, como também na forma de disponibilizar e aumentar o mercado atuante. Para seguir, com essas inovações, seria necessário um profissional com capacidade gerencial. De acordo com o sítio do Departamento de Engenharia de Produção (DEP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tal profissão surgiu nos Estados Unidos no início do século XX com onome de Engenharia Industrial. Porém, no Brasil, só surgiu na década de 50, como demanda do processo de industrialização, com o nome de Engenharia de Produção.
“Ser engenheiro de produção significa elaborar um conjunto de atividades dirigidas à utilização eficiente e eficaz dos recursos [materiais] e pessoas, no sentido de alcançar um ou mais objetivos organizacionais”. (PEZZI , MEDEIROS, 2005, p.3-4)
Com base nessa crescente importância do engenheiro de produção, o objetivo deste artigo está pautado em conhecer a formação multidisciplinar desse profissional, conciliar o seu perfil com o que se vem demandando no mercado de trabalho, assim como expor as áreas de atuação mais promissoras.
Portanto, o presente artigo está estruturado inicialmente em uma breve definição e histórico daprofissão. Neste contexto, buscou-se definir um perfil na formação desse engenheiro. Somado a isso, apresenta-se os setores de atuação e as possibilidades de inserção no mercado de trabalho, identificando as funções do engenheiro de produção em cada área promissora.
O artigo é finalizado mostrando as melhores oportunidades de trabalho em algumas regiões do Brasil, reforçando ainda mais o profissionalmultidisciplinar que é o engenheiro de produção e o grande “leque” de opções de mercado para atuar.
2. Engenharia de Produção
A Engenharia de Produção “trata do projeto, aperfeiçoamento e implantação de sistemas integrados de pessoas, materiais, equipamentos, informações e energia, para a produção de bens e serviços de maneira econômica [...]”, de acordo com Batalha (2008) (definição de AmericanIndustrial Engineering Association modificada pelo autor).
A Engenharia de Produção é uma engenharia mais abrangente e genérica, que trabalha em associação com as outras engenharias. As demais focam fortemente em uma área, como Engenharia de Alimentos, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica etc., enquanto a Engenharia de Produção analisa todos os processos de um sistema, estabelece as relaçõesentre eles e procura integrar processos para garantir baixos custos e alta produtividade.
No entanto, como afirma Fleury (2008), isso não significa “produzir ao mínimo custo, custe o que custar”, mas sim produzir sem desperdício de tempo, de trabalho e de material. É essa visão que irá otimizar o processo e os custos, culminando no desenvolvimento da empresa.
A Engenharia de Produção foi...
tracking img