Mercado de lavanderias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1694 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Produtos Químicos de Lavagem e Processos de Lavagem

Conhecer um pouco da história da profissionalização dos Serviços de Lavanderia no Brasil é importante , pois através dela aprendemos a evolução dos tempos.

Iniciei minhas atividades no ramo de Lavanderia, em 1.975 em uma indústria multinacional alemã, chamada Henkel do Brasil Indústrias Químicas Ltda.

Nesta época o segmento deLavanderias, estava experimentando o que poderíamos chamar de primeiro estágio de profissionalização.

As Indústrias que atuavam no mercado de Produtos para Lavanderia no Brasil, para o segmento Profissional, na época chamada de Industrial, em razão das suas grandes embalagens e formulação química, era a Lever Industrial, empresa do Grupo hoje chamado Unilever, que posteriormente teve a sua Divisão deLavanderia Profissional vendida para Johnson-Diversey e a Henkel deixou de atuar no Brasil no segmento de Lavanderias em razão da negociação com a empresa americana Ecolab.

Na década de 70, a Henkel e a Lever Industrial disputavam o mercado, com muito profissionalismo,e apresentando novos produtos químicos e Processos de Lavagem .
A Lever Industrial que teve origem na aquisição da Orquima,indústria situada no Bairro de Socorro em São Paulo, produzia, para área de Lavanderia Hospitalar um detergente a base de perborato, que necessitava de temperatura acima de 80 graus ( constantes) para que ocorresse a oxidação das manchas de sangue e outras manchas que eram removidas somente pela oxidação.

Esse produto tinha o nome Estela H, e contava com uma expressiva participação no mercado. 
Alémdo Detergente Estela H, a Lever Industrial fabricava um Detergente Alcalino( com pH alto) com o objetivo de dilatar as fibras e emulsionar as sujidades, e também remover manchas que eram retiradas através de um banho em meio alcalino e ainda produzia um Amaciante de Roupas.

Os resultados na Lavagem de Roupas Hospitalares com os produtos produzidos pela Lever Industrial, com manchas de sangue,apesar de excelentes produtos, somente eram obtidos com o uso de Temperatura acima de 80 graus, porque a partir daí o Detergente a base de Perboratopassava a liberar oxigênio e oxidava as manchas. Portanto o uso de Temperatura ( a Lavanderia deveria possuir Caldeira, vapor de boa qualidade que proporcionasse temperatura constante).

A indústria alemã, Henkel, trouxe da Europa, um processo delavagem que
proporcionava ótimos resultados na Lavagem de Roupas que com manchas de sangue e outras que só eram removidas por oxidação.
Esse processo de Lavagem de Roupas Hospitalares da Henkel, consistia no uso de mais de um produto, para se obter um resultado final excelente.
O Processo da Henkel consistia em fazer com que o cliente utiliza-se seis produtos, ao invés de três como os vendidos eproduzidos pela Lever Industrial mas sem necessidade de usar temperatura ( totalmente a frio).

Esse foi um grande desafio, para nós Técnicos de Lavanderia da Henkelna época.

Era difícil convencer os possíveis clientes, que a roupa poderia ser lavada a frio, sem o uso de temperatura, que ela no seu resultado final, teria um grau de desinfecção tão bom quanto a desinfecção térmica que era feitapelo nosso grande concorrente Lever Industrial com uso do Detergente Perboratado que necessitava de temperatura acima de 80 graus.

Mas por muitos anos, a Henkel liderou o mercado de Produtos Químicos de Lavanderia no Brasil, com produtos que até hoje estão na memória daqueles que estão a tempo no ramo. Os produtos eram Optenol (pasta umectante), Hemocyclon (Detergente Alcalino),Cloryal ( CloroOrgânico em Pó ), que fazia a oxidação da manchas,e a desinfecção, e tinha uma liberação mais lenta de oxigênio do que o Cloro Liquido, que era vendido comercialmente com o nome de Cândida- água sanitária).

O Acidulante Cyclon Sour que reduzia a alcalinidade nos enxágües finais e por fim o Amaciante Softex, que amaciava a roupas, reduzia a carga eletrostática facilitando a passagem dos...
tracking img