Mercado de lavanderias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1541 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TRANSPORTES FLUVIAL E LACUSTRE = UTILIZAÇÃO
18/05/2011

Transporte Fluvial
É o transporte hidroviário, realizado em rios, portanto, interior. Pode ser nacional, utilizando as vias aquáticas do país, ou internacional, cuja navegação liga países.
< no do modal ocorre o com é navegação não cabotagem, de P>
< está ao transporte dos>

Vantagens
< para sua em carga por um>
Estasimportantes vantagens têm a capacidade de torná-lo um modal com um frete bastante baixo em relação aos demais modais, tornando-o viável.
O modal hidroviário é considerado mais seguro do que os modais de transporte terrestres.
Outra vantagem deste modal reside no fato de que ele é muito menos poluente do que o modal rodoviário, apresentando um baixo índice de agressão ao meio ambiente. Segundo estudosrealizados na Alemanha, o custo de manutenção da qualidade do meio ambiente das hidrovias são quatro vezes menores que a ferrovia e, vinte vezes menores do que a rodovia.

Tipos de Embarcação
Neste tipo de transporte os equipamentos utilizados são as balsas, chatas, barcaças, pequenos barcos, bem como navios de médio e grande porte, sempre dependendo das finalidades a que se destina. Também deveser considerada a capacidade da hidrovia, principalmente quanto ao calado, já que é comum os rios terem pequena profundidade, podendo ser de até 1,5 ou 2 metros.
No transporte fluvial é freqüente a utilização de comboios, formados por diversas barcaças, chatas ou balsas, cuja tração é dada por um empurrador. Ele será tanto mais viável quanto mais elevadas forem as capacidades de carga doscomboios.
Cada comboio pode significar o transporte de milhares de toneladas de mercadorias, pois cada barcaça pode transportar 500, 1.000, 1.500 toneladas de carga.

Utilização
O modal hidroviário ainda tem uma utilização muito pequena no Brasil, se considerarmos o potencial de suas bacias hidrográficas. O Brasil possui cerca de 26.000 km de rios navegáveis que estão aguardando utilização como umasolução de transporte barato. Considerando isto, a hidrovia é um assunto ao qual tem sido dado muita atenção, tendo em vista suas possibilidades de transporte, bem como a significativa vantagem de frete em relação aos demais modais.
As maiores utilizações do transporte fluvial tem ocorrido, tradicionalmente, envolvendo produtos de baixo valor agregado como agrícolas (soja, cana de açúcar, milho,etc), fertilizantes, minérios, cimento, madeira, carvão, derivados de petróleo, etc, e que necessitam de um frete competitivo. Entretanto, no caso da Bacia Amazônica, o transporte de mercadoria manufaturada é bastante praticado, juntamente com madeiras da região.

Bacias Hidrográficas Brasileiras
As principais bacias nacionais são:
- Bacia Amazônica;
- Bacia Araguaia-Tocantins;
- Bacia doNordeste;
- Bacia do São Francisco;
- Bacia do Paraná;
- Bacia do Uruguai.

Rios Navegáveis
Os principais rios e complexos fluviais navegáveis no Brasil são:
- Norte do Brasil: complexo Fluvial Amazônico, formado pelos rios Amazonas, Guaporé, Juruá, Madeira, Negro, Punis, Solimões, Tapajós, Xingu, Trombetas, Jari e outros, bem como seus afluentes, num total de cerca de 23.000 km deextensão, tendo aproximadamente 16.000 km (69%) de vias navegáveis.
- Norte/Centro-Oeste: rios Araguaia e Tocantins, contando com aproximadamente 4.500 km, sendo navegável em cerca de 2.400 km (53%).
- Nordeste: cerca de 1.800 km, apresentando cerca de 1.400 km passíveis de navegação (78%).
- Nordeste: formado pelos rios São Francisco e Grande, com uma extensão de mais ou menos 3.500 km, podendo serutilizado para navegação em cerca de 2.000 km (57%).
- Sudeste/Sul: Complexo Tietê/Paraná, formado pelos rios Tietê, Paraná, Paranaíba, Paranapanema, apresentando 7.000 km de extensão, sendo navegável em cerca de 2.500 km (36%).
- Sul: rios Uruguai, Jacuí e Ibicuí, com aproximadamente 3.300 km, tendo cerca de 1.600 km em condições para navegação (48%).

Complexo Fluvial Amazônico
O complexo...
tracking img