Mercado de capitais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3857 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MERCADO DE CAPITAIS

O Mercado de capitais é composto por um conjunto de instituições que negociam com títulos e valores mobiliários, objetivando a canalização dos recursos dos agentes compradores para os agentes vendedores, ou seja, o mercado de capitais representa um sistema de distribuição de valores mobiliários que tem o propósito de viabilização das empresas e dar liquidez nos títulosemitidos por elas. Desta forma o seu objetivo é:
• contribuir para o desenvolvimento econômico, atuando como um propulsor de capitais para os investimentos, estimulando a formação de poupança privada;
• permitir e orientar a estruturação de uma sociedade pluralista, baseada na economia de mercado, permitindo a participação coletiva de forma ampla na riqueza e nos resultados da economia.

Sendo omercado de capitais de suma importância para o desenvolvimento econômico de um país, faz-se necessário entender o processo evolutivo que envolve as atividades econômicas.

Atividades Econômicas
O processo evolutivo da atividade econômica é originado do trabalho, da produção, do consumo, da poupança e do surgimento do Mercado Financeiro. Inicialmente, cabe destacar que:
• a microeconômica é oramo da ciência econômica voltado ao estudo do comportamento das unidades de consumo (indivíduos e famílias); ao estudo das empresas e ao estudo da produção de preços dos diversos bens, serviços e fatores produtivos.

• a macroeconomia estuda o comportamento do sistema econômico por um reduzido número de fatores, como a produção ou produto total de uma economia, o nível de emprego e poupança, oinvestimento, o consumo, o nível geral dos preços. Seus principais objetivos estão no rápido crescimento do produto e do consumo, no aumento da oferta de empregos, na inflação reduzida e no comércio internacional vantajoso.

Em síntese a diferença básica entre micro e macroeconomia é que a primeira trata do estudo da atividade econômica do indivíduo ou da empresa, enquanto que a segunda, maisabrangente, trata da atividade global de todos os indivíduos e empresas.

Agentes econômicos
A atividade econômica surge a partir da participação de dois agentes fundamentais que são a família e a empresa. A família participa com a força de trabalho já a empresa, além da força de trabalho, utiliza o capital, os recursos naturais, a tecnologia e a capacidade empresarial, transformando-os emprodutos que, como decorrência, proporcionam: a) consumo b) poupança; c) investimentos (Sistema Bancário); d) ação governamental.

Conceitos básicos dos itens que compõem as atividades econômicas
Produção: geração de bens e serviços utilizando os seguintes de recursos:
a) Trabalho – toda qualquer participação humana no processo produtivo.

b) Capital – todo o bem destinado à produção de bens ouserviços, incluindo a infra-estrutura produtiva (edificação, instalações, máquinas, ferramentas e etc.). A origem dos recursos para a constituição do capital poderá ser obtida internamente (integralização de capital de sócios, reinvestimentos dos lucros) ou por meio de empréstimos e financiamentos obtidos junto a terceiros.

c) Recursos naturais: riquezas naturais que contribuem para a produçãoou transformação dos produtos.

d) Tecnologia: utilização de técnicas que permitem executar de forma correta e eficiente a produção de bens e serviços.

e) Capacidade empresarial: saber planejar com eficiência os aspectos mercadológico e produtivo, ou seja, conjugar a força do trabalho, o capital, os recursos naturais e a tecnologia. Cabe ao empreendedor prover uma ação eficaz nas ações deorganização, comercialização, administração financeira e sobre o fator humano.

Consumo: aquisição de bens e serviços necessários à subsistência das famílias.

Poupança: renda excedente acumulada pelas famílias e pelas empresas que no futuro investirão no consumo ou na aquisição de bens, serviços, lazer e etc. Este excedente normalmente, em nossos dias, é acumulado em direitos ou moedas. A...
tracking img