Mercado de capitais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (672 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MERCADO DE DERIVATIVOS

1 - O que são derivativos?
Derivativo é um contrato definido entre duas partes no qual se definem pagamentos futuros baseados no comportamento dos preços de um ativo demercado (normalmente as chamadas commodities). Em resumo, podemos dizer que um derivativo é um contrato cujo valor deriva de um outro ativo.
2 – Quais são as modalidade de Derivativos?
Mercado a Termo:Operação a termo é a compra ou venda de determinada quantidade de ações, a um preço fixado, para liquidação em prazo determinado, a contar da data da operação em pregão, resultado de um contratoentre as partes.
Mercado Futuro: É o mercado no qual se negociam lotes-padrões de ações com datas de liquidação futura, escolhidas entre aquelas fixadas periodicamente pela bolsa.
Mercado de Opções: Éuma modalidade operacional em que não negociam ativos-objetos, mas direitos sobre eles.
Mercado de Swaps: Acordos entre as partes para a troca dos fluxos de caixas futuros na mesma moeda ou emmoedas diferentes, para satisfazer a uma situação específica.
3 - Por que operar com Derivativos?
A idéia básica dos agentes econômicos, ao operar com derivativos, é obter um ganho financeiro nasoperações de forma a compensar uma perda em outras atividades econômicas.
4 - Como funciona o mercado de derivativos?
Um derivativo é um contrato financeiro cujo valor deriva de outro ativo. Essescontratos podem ser negociados em mercados de balcão (diretamente entre as partes) ou em mercados de Bolsa (BM&F). No mercado de balcão, os participantes negociam diretamente entre si e com máximaflexibilidade. Na Bolsa, existem regras e normas definidas, e os contratos são padronizados.
5 - Quais são os objetivos das operações com derivativos?
Arbitragem: consiste em assumir posições emdeterminado ativo hoje e no futuro para obter ganhos sem risco decorrente de uma distorção dos preços em um dos lados.
Especulação: o investidor assume o risco da operação. Ele pode auferir lucro se...
tracking img