Mercado de capitais para principiantes:

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4392 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO

MERCADO DE CAPITAIS PARA PRINCIPIANTES: BREVE COMPREENSÃO DO MERCADO ACIONÁRIO E FUNDAMENTOS ESSENCIAIS PARA O SUCESSO DOS NOVOS INVESTIDORES

PORTO ALEGRE, 2010

RESUMO

O presente artigo aborda a introdução ao mercado de capitais, mais precisamente ao mercado de ações, esclarecendo conceitos básicos e dúvidas arespeito do próprio, bem como riscos e oportunidades enfrentadas por um novo acionista. Ao participar desse mercado, é necessário estar atento não só as vantagens e benefícios que os investimentos podem oferecer, mas também aos riscos e perdas caso a aplicação seja realizada de maneira inadequada – quando, por exemplo, o resultado esperado de uma aplicação feita não condiz com o possívelrendimento mínimo real que ela poderia alcançar – ou em momento inadequado, por isso a relevância em conhecer as espécies de aplicações e avaliar qual tipo se enquadra melhor nos anseios de ganho, envolvendo o tempo de rentabilidade. Logo, conclui-se que é preciso ao aspirante a acionista ter cautela quanto ao momento de investir e, a segurança e o volume de seus rendimentos dependem do seu comportamentofrente ao mercado, ou este será tão cruel quanto pode ser generoso.
Palavras-Chave: Mercado de Ações, benefícios, riscos e rentabilidade.

1 INTRODUÇÃO

Até o inicio dos anos 80, as pessoas investiam suas economias em fontes de rendas fixas e seguras, ou até guardavam em casa. Mas, com o processo de globalização e o comércio entre nações em expansão, viu-se o mercado acionário crescerem importância no cenário financeiro internacional.
A partir desse grande crescimento, os países em desenvolvimento procuraram abrir suas economias para receber investimentos externos, tendência já exercida pelos países mais desenvolvidos. Quanto mais ativo for seu mercado de capitais, mais desenvolvida é sua economia.
Essa é uma maneira fundamental para angariar recursos quepermitem o desenvolvimento das empresas, ajudando no crescimento do país pela geração de empregos. Visto que esse mercado de ações pode ser também uma boa opção de investimento para pessoas e instituições, que passaram a ver nesse mercado a chance de maximizar seus rendimentos, por ser um investimento de risco a rentabilidade é muito maior do que qualquer poupança.
Por isso, a leitura desseartigo vem a ser um importante passo para quem pensa em entrar no mercado de capitais, principalmente no acionário, trazendo informações e conceitos fundamentais para um investidor iniciante.

2 INTRODUÇÃO AO MERCADO DE CAPITAIS

A origem do mercado de valores.
Para quem pensa que o mercado de futuros é uma coisa moderna, do mundo capitalista, está enganado, ela já existe desde a eramedieval.
“O volume de negócios em mercado futuros já atingia valores expressivos nas feiras medievais da França e Inglaterra no século XII. Desta época ate os dias atuais, o volume de negócios em mercados futuros cresceu de forma significativa”, afirma Ney Roberto Ottoni de brito, no livro intitulado “Mercados Futuros: sua relevância e experiência”, onde o autor aborda de forma geral osaspectos fundamentais de negociações em mercados futuros.
Foi assim que se criou o primeiro tipo de bolsa. A que chamamos de bolsa de mercadorias, até princípios da década de 1970 os negócios eram realizados em mercadorias nas principais bolsas americanas, até 1973, quando a Chicago Mercantile Exchange começou a negociar contratos futuros de câmbio. Deste ano em diante começaram a sedesenvolver os mais diversos tipos de mercados futuros sem ser de mercadorias, se concentrando em ativos financeiros.
Nesse mesmo ano foi criado o mercado de opções, que consiste apenas no direito de comprar (opção de compra) ou vender (opção de venda). No Brasil, os negócios em mercados de opções iniciaram-se na Bolsa de Valores de São Paulo no segundo semestre de 1979 com opções de...
tracking img