Mercado comum europeu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1510 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mercado Comum Europeu

Historia:
A Comunidade Econômica Européia (CEE) ou Mercado Comum Europeu foi o embrião da União Européia. Formada em 1957, com o Tratado de Roma, a organização pretendia permitir a livre circulação de pessoas, mercadorias e serviços entre os países-membros. A CEE teve como ponto de partida, por sua vez, a Comunidade Européia do Carvão e do Aço, primeira iniciativa a unireconômica e politicamente países europeus, pouco depois do fim da II Guerra Mundial.Constituída em seu início por doze países: Alemanha, França, Espanha, Itália, Bélgica, Portugal, Grécia, Luxemburgo, Países Baixos, Reino Unido, Irlanda e Dinamarca. Em 1995, entraram no bloco: a Áustria, a Finlândia e a Suécia, ampliando para quinze os países integrantes.
Atuais Estados-membros:
OsEstados-membros da UE são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Suécia.
Em negociação: República da Macedônia, Croácia e Turquia.
Todos os países que estão neste mercado, abriram suasfronteiras alfandegárias, sendo que os países restantes podem vender suas mercadorias em qualquer destes, sem pagar nenhum imposto.
Com a unificação da Europa, as empresas ampliaram seus negócios, fazendo até fusões com empresas de outros países. O conceito mudou, pois um alemão pode abrir uma conta bancária na Itália, ou um francês pode comprar um carro na Bélgica. Deste jeito, nos anos 80 veio aideia da formação da União Européia, moeda unica entre os países comércio foi criada uma moeda única para os países integrantes, chamada de Euro.

Geografia:
A geografia da União Europeia é muito variada, apresentando várias áreas climáticas, incluindo as regiões ultraperiféricas; estas incluem a maior parte dos tipos de clima, desde o clima polar até ao clima equatorial. A maior parte da populaçãovive em áreas com clima mediterrânico, clima temperado, clima oceânico e clima continental. Podemos dividi-las em:
. Uma área com um misto de clima mediterrânico e clima temperado mediterrânico nos países banhados pelo mar Mediterrâneo, como sul de Espanha, Grécia, Eslovénia, Malta, sul de França e Chipre ou com forte influência deste, como Portugal;
. Clima oceânico, todos os países com costapara o oceano Atlântico (exceto Portugal), na península Ibérica, a Galiza, as Astúrias e o País Basco, toda a costa atlântica de França, Países Baixos, Bélgica, Dinamarca e costa atlântica da Alemanha, bem como as regiões ultraperiféricas de Portugal e Espanha, Açores, Madeira e Canárias;
. Clima temperado marítimo, em países sem costa marítima ou países com costa para o oceano Atlântico, como onorte e o centro de Portugal, o centro de Espanha e de França;
. Clima temperado continental, países do centro e sul da Europa que não têm costa para o oceano Atlântico e que não se encontram na área do leste europeu, como o interior centro de França, o Luxemburgo, o interior da Itália, a Áustria o centro e o sudoeste da Alemanha;
. Clima continental, todos os países do chamado leste europeu edo centro da Europa;
. Clima polar, o norte da Finlândia e da Suécia e em invernos muito rigorosos estes países na sua totalidade conjuntamente com os três países bálticos a Estónia, Letónia e Lituânia.
. Clima equatorial, na Guiana Francesa, que prevalece em toda a sua extensão, desde o seu litoral, ao norte (oceano Atlântico), até a fronteira meridional com o Brasil.
. Clima tropical, nasregiões francesas de Martinica e Guadalupe (nas Caraíbas) e Reunião (no oceano Índico, perto de África)
As principais cadeias montanhosas são: os Alpes, os Cárpatos, os Balcãs, os Apeninos e os Pirenéus.
A maior planície da União Europeia é a Grande Planície Europeia, que abrange todos os Estados-membros da Europa Central e uma parte dos Estados-membros da Europa Ocidental e da Europa Central....
tracking img