Mercado automotivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3720 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1.0 – OBJETIVOS

1.1 – OBJETIVO GERAL
Desenvolver o conhecimento gerencial através da interdisciplinaridade de modo que o profissional desenvolva competências e habilidades essenciais para mercado de trabalho.

1.2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Analisar o setor automotivo com objetivo de identificar um nicho de mercado que possibilite o lançamento de um produto ou serviço inovador.
Adquirirconhecimentos específicos de gestão empresarial, no que diz respeito à estrutura e métodos de trabalho, possibilitando o aluno a ser um empreendedor e saiba solucionar os problemas de gestão organizacional.
Estimular o empreendedorismo e a visão mercadológica com intuito de contribuir para a formação e sucesso do aluno como profissional e empreendedor.
Desenvolver a visão jurídica e aimportância da aplicação do Direito como forma preventiva a ações judiciais ou problemas que abalem a imagem da empresa,

2.0 - REFERENCIAL TEÓRICO
Com intuito de desenvolver um produto ou serviço que satisfaça a necessidade de um determinado público alvo, o marketing possui uma ferramenta essencial que auxilia na definição das estratégias de criação e desenvolvimento de um produto. Conhecido como Mixde Marketing ou 4Ps, essa ferramenta é composta pela definição estratégica de Produto, Preço, Promoção e Praça e foi criado por Jerome McCarthy em 1960 e popularizado por Phillip Kotler.
Para a continuidade desse trabalho, faz-se necessário conhecer as definições dessas variáveis do Mix de Marketing.

2.1 - PRODUTO
Conforme Kotler (2007), produto “é algo que pode ser oferecido a um mercadopara apreciação, aquisição, uso ou consumo e que pode satisfazer um desejo ou uma necessidade.”
Produto é mais que um bem físico, pode ser um serviço, pessoas, lugares, ideias ou um misto de todas esses componentes.
Sendo fundamental para o giro da economia, os serviços são um tipo de produto, que englobam atividades, benefícios e satisfações que são intangíveis e que o cliente, apesar de pagarpelo produto, não possui a sua propriedade.
Conforme Lovelock (2006), serviço é “ato ou desempenho oferecido por uma parte a outra”. Já Kotler (2007), define serviço como “...produto que consiste em atividades, benefícios e satisfações oferecidas para venda que são essencialmente intangíveis e não resultam na posse de nada.”
O planejamento dos 4Ps começa com a definição do Produto que seráofertado ao mercado e pode se compor de um misto entre um bem tangível e um serviço. Cada um desses dois elementos pode fazer parte do produto em maior ou menor quantidade. Aquele produto que é tangível é denominado bem puramente tangivel e pode ser o feijão, shampoo ou o sabonete. Já o produto que é serviço, é denominado serviço puro e pode ser consultas médicas ou serviços financeiros, porexemplo.
Entre esses dois extremos, é possível combinar em um produto um bem tangível e um serviço, neste caso um bom exemplo seria um parque temático que oferece os serviços de entreterimento e também possui algumas lojas dentro do parque para vender souvenirs.
No processo de criação de um produto, os planejadores precisam se atentar aos 3 níveis do produto ou serviço. O primeiro seria o benefíciocentral daquele produto, ou seja, o que realmente o comprador está comprando. Isso está ligado à resolução de problemas que os compradores procuram. Para a definição de um bom produto ou serviço deve-se definir claramente qual é o benefício que o produto ou serviço irá oferecer. Esses benefícios serão divulgados através dos atributos do produto como qualidade e característca, entre outros.
Osegundo passo seria transformar o benefício central em um produto que tenha características, qualidade, design, nome, embalagem.
Por último, deve ser pensado no produto ampliado, ou seja, benefícios adicionais do produto.
Kotler (2007) “A qualidade do produto é uma das mais importantes ferramentas de posicionamento de que o profissional de marketing dispõe”, isso por que a qualidade está ligada à...
tracking img