Mentoring

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2172 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1º página –Mentoring
2º página – INSTITUIÇÃO, NOME DA GALERA E MATRICULA
3º Introdução
1-Mentoring
1.2 Caracteristicas do Mentor
1.3 O verdadeiro Mentor
1.3.1 – O desenvolvimento Profissional
1.3.2 -O Profissional
1.3.3- A carreira
2. Implementação de Mentoring
3.MENTORING: A ferramenta que deixa sucessores prontos para assumir.
3.1 Preparando sucessores
4. O que leva umProfissional a procurar um mentor
5. O que um mentor pode fazer por sua empresa
6. Mentoring x Coaching
7. 7 Caracteristicas Fundamentais de um Mentor
8. Referências Bibliográficas


1 - Mentoring
Mentoring é uma espécie de tutoria onde um profissional mais velho e mais experiente orienta e compartilha com profissionais mais jovens, que estão iniciando no mercado de trabalho ou numaempresa, experiências e conhecimentos no sentido de dar-lhes orientações e conselhos para o desenvolvimento de suas carreiras. Estas orientações vão desde o âmbito pessoal até o profissional


• O termo Mentoring tem a sua origem na mitologia grega, mais concretamente na obra "Odisseia" de Homero.


1.2 Características do mentor
Expressar reconhecimento, ensinar pelo exemplo e desejardesencadear mudanças significativas em outros, são características comportamentais do mentor.

É uma ferramenta que utiliza o compartilhamento de conhecimento, não apenas transferência do conhecimento. Novos funcionários têm instrução e educação, mas falta a experiência e conhecimento das melhores práticas da empresa. Este conhecimento só poderá ser transmitido através da força de trabalho atuante.Mentores compartilham experiência, lições aprendidas, oferecem uma ampla perspectiva do negócio compartilhando conhecimento e sabedoria.
1.3O verdadeiro Mentor
O verdadeiro Mentor têm várias qualidades, mas os principais fatores que compõem um mentor são três:
• O Desenvolvimento Pessoal
• O Profissional
• A carreira



O Desenvolvimento Pessoal

Estamos falando de um ‘’Mentor’’ tipo:
•Pai
• Tutor
• Professor
• Amigo mais velho
• Conselheiro Espiritual


O profissional

• Ética
• Profissionalismo
• Atualizado com campo de atividades que exerce Inovador , pioneiro na área.

Carreira

Muitas vezes um mentor pode esta dentro das organizações:
O próprio chefe hierárquico
O gerente Recursos Humanos
O Diretor da Empresa



Implementação do Mentoring
Iniciarum programa de mentoring dentro da empresa não exige muita complexidade, basta que a organização tenha líderes bem preparados e focados em desenvolver pessoas. Geralmente, líderes com perfil mais coach e suficientemente pacientes podem se tornar excelentes mentores.
A idéia do mentoring é desenvolver pessoas de acordo com o que a empresa em questão espera do profissional. Grandes empresas têmprogramas estruturados e aplicações variadas para a ferramenta, atingido constantemente resultados de excelência com esta iniciativa. O Desafio Brasil, maior competição de startups de base tecnológica, encabeçada pelo GV cepe – Centro de Estudos em Private Equity& Venture Capital da Fundação Getulio Vargas- , é talvez a iniciativa de mentoring mais concreta e bem sucedida do cenário corporativo.MENTORING: A FERRAMENTA QUE DEIXA SUCESSORES PRONTOS PARA ASSUMIR
Na era em que o único diferencial competitivo das organizações é a inovação, a qual vem do conhecimento, e que a fonte do conhecimento são as pessoas, chegou a hora de todos os profissionais, principalmente os que ocupam cargos estratégicos, se anteciparem e formarem seus substitutos.

Neste jogo, “todo mundo ganha”. Asempresas ganham porque mantém seu curso normal de crescimento, apesar de eventualmente, abrirem-se algumas lacunas com o afastamento temporário ou definitivo de profissionais. Os profissionais ganham em desenvolvimento pessoal e profissional.

Retenção de informações foi por muitas décadas fator de acomodação e garantia de emprego, por isso, a idéia do “ser indispensável” para empresa favorecia...
tracking img