Mentes brilhantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1053 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Sistema Nervoso Central e Periférico – Fisiologia Humana
A capacidade do animal de receber, interpretar e responder a estímulos ambientais e internos dá-se por meio do tecido nervoso, que tem como unidade funcional, as células nervosas, também chamadas de neurônios. Há ainda a presença de outras células, denominadas neuróglias (ou células da glia), que são responsáveis por proteger e nutrir osneurônios.
TECIDO NERVOSO
Antes de darmos início ao estudo do sistema nervoso, vamos relembrar as principais características do tecido nervoso.

Representação
1. CARACTERÍSTICAS
O tecido nervoso é o constituinte principal do sistema nervoso, responsável pela integração entre as várias partes do corpo humano. Para termos um bom entendimento do tecido nervoso é necessário que façamos umapequena “viagem” ao sistema nervoso. Vamos apenas conhecer um pouco desta estrutura tão complexa.
O sistema nervoso é formado por um encéfalo, pela medula espinhal e por nervos. Ele pode ser dividido em sistema nervoso central (encéfalo e medula espinhal) e em sistema nervoso periférico (nervos e gânglios). As células do sistema nervoso, e consequentemente as células do tecido nervoso são osneurônios.

2. OS NEURÔNIOS
Os neurônios são células altamente especializadas com função de transmitir, ou seja, de conduzir, os impulsos nervosos. Os neurônios são as células responsáveis pela recepção e transmissão dos estímulos do meio (interno e externo), possibilitando ao organismo a execução de respostas adequadas para a manutenção da homeostase. Para exercerem tais funções, contam com duaspropriedades fundamentais: airritabilidade (também denominada excitabilidade ou responsividade) e a condutibilidade. Com isso, perguntamos: mas o que são os impulsos nervosos? Bem, os impulsos nervosos são alterações elétricas que se propagam através da membrana plasmática das células nervosas. Estas alterações serão estudadas mais adiante.
Vimos então que os neurônios são células responsáveis pelacondução do impulso nervoso. Mas do que é formado um neurônio? Toda e qualquer célula é formada por uma membrana plasmática, um citoplasma e um núcleo. O neurônio não foge a regra. O núcleo e o citoplasma do neurônio estão localizados em uma região do neurônio a qual denominamos de corpo celular. Esta estrutura apresenta, ao seu final, vários prolongamentos formando o que chamamos de fibrasnervosas. Estas fibras, por sua vez, podem ser de dois tipos: dendritos e axônio.

Representação
Figura 1. Esquema de um Neurônio.

As terminações ditas dendritos são prolongamentos responsáveis pela recepção dos estímulos nervosos originários de outros neurônios ou das células sensoriais, como as células do epitélio. Já as terminações ditasaxônios são responsáveis pela condução do impulso nervosooriginário dos dendritos e do corpo celular para as demais células. São terminações bem maiores do que os dendritos.
O axônio está envolvido por um dos tipos celulares seguintes: célula de Schwann (encontrada apenas no SNP) ou oligondrécitos (encontrado apenas no SNC). Em alguns axônios, estes dois tipos celulares serão responsáveis pela formação da bainha de mielina que atua como isolante térmicoe facilita a transmissão do impulso nervoso. Estes axônios, por possuírem a bainha de mielina são ditos axônios mielinizados. Os axônios envoltos pela bainha de mielina possuem, ao seu redor, regiões de descontinuidade da bainha de mielina, formando uma espécie de estrangulamento denominada nódulo de Ranvier.

Representação
Figura 2. Esquema de um Neurônio (2).
Conforme o tipo de dendritos ede axônios presentes nas células nervosas podemos classificar os neurônios como sendo:
a) Multipolares: apresentam um só axônio e vários dendritos;
b) Bipolares: apresentam apenas um axônio e um dendrito em um neurônio;
c) Pseudo-unipolar: apresentam apenas um dendraxônio.
Uma outra classificação para os neurônios é quanto à sua função. Neste caso, eles podem ser classificados em:
a)...
tracking img