Mente, corpo e ambiente versus vida saudável

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3382 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Saúde e doença sempre foram preocupações indispensáveis na vida dos seres humanos. Na antiguidade, consideravam vida e morte mistérios ligados à crenças onde magia e rituais sobrenaturais eram as práticas utilizadas para alcançar a cura. Uma vida com saúde era unicamente aquela vivida de acordo com a imposição de algo desconhecido e indiscutível, sendo a fé a única opção para qualquertratamento de alguma doença. Temos neste caso, uma interferência direta do meio na saúde do sujeito e naquele momento uma explicação universal para o entendimento do que seria uma vida sem patologias.
A medicina separou a doença e a cura do pensamento religioso, que considerava o adoecer fruto das forças do mal neutralizadas por entidades superiores. Hoje, o sobrenatural não é a única respostapara cura de doenças físicas, e mesmo havendo um pouco dessa herança cultural e histórica, ampliamos nossos conhecimentos. Esta medicina “autônoma” foi possível com uma mudança progressiva da consciência humana e das organizações sociais.
Na atualidade, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (ALMONDES, 2006), saúde não é apenas ausência de doença, e sim o bem-estar completo, físico, mentale social, relacionando também o espaço que o indivíduo habita incluindo atuações governamentais, entre elas, o direito às necessidades básicas garantidas, como saneamento básico, alimentação e outros.
O que é necessário para conceituar saúde? Uma mente saudável é garantia de corpo são? A vida social, a história individual e nossa personalidade influenciam em nossas condições fisiológicas?
Oestudo em questão objetiva compreender a nova concepção de saúde que unifica o homem como um ser biopsicossocial, através da análise de situações que comprovam a necessidade desta completude, reconhecendo-se que, no que se refere a uma vida saudável, deve-se considerar influências do corpo, mente e ambiente.


1. Mente, Corpo e Ambiente versusVida Saudável
A interação entre mente e corpo relacionados à saúde teve no início um interesse maior pela ciência, incluindo mais tarde a importância do ambiente, apresentando o homem como um ser biopsicosossial.

1.1. Relação entre Mente e Corpo
No século V a.c., filósofos, muitos deles médicos, cogitaram a idéia de que o corpo seria vinculado à mente sendo um matéria e o outroalma. Sócrates deixou como herança este espírito de investigação que trouxe ao longo da história várias vertentes na compreensão do adoecer e ajudar o doente a vencer a doença. Para Platão, a alma era dividida em três partes, sendo inferior, média e superior. A primeira seria a loucura que surgia quando a superior, localizada no cérebro, perdia o controle. A segunda seria a das paixões, situada noabdômem e tórax .Concepção tripartite acatada por Aristóteles que considerava a divisão da alma em vegetativa, sensório-motora e pensante, racional, sendo esta exclusiva em humanos. Esta parte imaterial humana estaria unida ao corpo, as doenças surgiriam de ambos e a cura era possível com purgação do corpo e a purificação da alma (VOLICH, 2010).
A relação entre corpo e mente (alma), semprefoi motivo de interesse filosófico e científico. As especulações sobre possíveis influências no organismo fez surgir correntes interessadas em explicar alguns desses processos, sendo monismo e dualismo as que marcaram as concepções sobre este assunto. A teoria monista apresenta o homem como um princípio único, ou seja, corpo ou alma, tendo no idealismo a alma como única realidade e no materialismo ocorpo como princípio vital. Na corrente dualista o homem tem dois princípios, corpo e alma, que mesmo sendo compostos por substâncias diferentes, têm uma influência recíproca formando uma única substância mais completa, e sustenta que o homem é um organismo que se manifesta de duas maneiras, corporal e mental. (SCHULTZ; SCHULTZ, 2005).
Ainda de acordo com SCHULTZ & SCHULTZ, defensor desta...
tracking img