Mensuração do capital intelectual

Páginas: 65 (16038 palavras) Publicado: 10 de abril de 2011
LUIZ FERNANDO FISCHER

MENSURAÇÃO DO CAPITAL INTELECTUAL

AMAMBAI-MS
2008

Trabalho submetido à banca examinadora, como parte dos requisitos para avaliação final do curso de Ciências Contábeis das Faculdades de Amambai. FIAMA.

Aprovado por:

____________________________________________________________

_______Prof. Mdo. Christian Espindola (Orientador)

Prof. Esp. EdinaldoAlmeida Santos (Banca Examinadora)

Prof. MSc. Nanci de Jesus Albuquerque Pissini (Banca Examinadora)

Amambai MS, 26 de Novembro de 2008

[pic]

AGRADECIMENTO
Primeiramente agradecer a Deus, pela vida, saúde e disposição, e por ter dado-me a oportunidade de poderconcluir um curso superior um sonho realizado,a instituição, através dos professores e a todos os funcionários (as) e ao meu orientador, professor Christian Pissini que muito ajudou-me na elaboração da monografia,aos meus colegas de sala que me apoiaram extremamente em um momento muito dificil na minha vida, e especialmente as minhas amigas Luciana Peixoto dos Santos , Luciana Mara de Mello ,quecada uma a sua maneira se tornaram grandes amigas, durante o passar do nosso curso.

DEDICATÓRIA
Dedico este trabalho primeiramente aos meus avós paternos João Ficher (in memoriam) e Diolanda Cabral Ficher, aos meus pais, ao meu filho , a minha namorada e a todos que não tem oportunidade de concluir um cursosuperior.

RESUMO
O valor do conhecer sempre teve sua expressão no tempo. O homem desde os primórdios da civilização, em etapas evolutivas como a era do pastoreio, da agricultura, da indústria sempre utilizou a mente, mas, hoje se encontra mais evoluído com o emprego da intelectualidade, ou seja, de um
refinado uso da inteligência, apoiado em múltiplos conhecimentos. A contabilidade, ciência dopatrimônio da célula social, vem acompanhando a evolução com seriedade e responsabilidade, numa era em que o saber é instrumento da própria sobrevivência. Mais do que o capital físico, pois a força que o move, acionada pelo homem, é digna de expressão, como valor não só mensurável, mas especialmente utilizável para a obtenção dos fins propostos pelas células sociais. Este estudo trata acerca docapital intelectual, atendo-se especificamente ao aspecto da mensuração. São apresentados os principais conceitos inerentes a esse tema, evidenciando as metodologias utilizadas para a mensuração do capital intelectual, valendo-se do método comparativo para evidenciar as principais semelhanças e diferenças entre os principais modelos. Para atingir esse objetivo, partiu-se primeiramente de uma análisesobre a Contabilidade e a sua evolução, bem como a Contabilidade realizada em nível de Brasil. Apresenta-se também os principais conceitos, natureza e avaliação dos ativos intangíveis e sua relevância para a Contabilidade, apresentando os principais modelos utilizados para a mensuração do capital intelectual, identificando as principais semelhanças e diferenças e levantando algumas conclusões,tais como a de que: o Capital Intelectual é a mais nova fonte de recursos das empresas em geral.

PALAVRAS – CHAVE: Capital Intelectual, Mensuração, Contabilidade.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 09
CAPÍTULO I – CONTABILIDADE 12
1. – Evoluçãoção da Contabilidade 15
2. – Contabilidade no Brasil 15
3. – Visões de Contabilidade 18
4. – Funções da Contabilidade 19
5. – Finalidades da Contabilidade20
6. – Aplicabilidade da Contabilidade 21
7. – Usuários da Contabilidade 23
8. – Os Princípios Fundamentais da Contabilidade 24
9. – Princípios Contábeis ................................................26
1.10 – Convenções Contábeis 27
1.11 – Patrimônio Contábil 28
1.12 – Ativo Intangível: Conceituação 32

CAPÍTULO II – O QUE É CAPITAL INTELECTUAL? 35
2.1 – Definição do Capital...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mensuração de capital intelectual
  • Capital intelectual
  • O que é capital intelectual?
  • Capital Intelectual
  • Capital Intelectual
  • Capital intelectual
  • capital intelectual
  • Capital intelectual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!