Mensuração da frequência cardíaca e pressão arterial pelos métodos palpatório e auscultatório. e, ainda, estudo da quebra da homeostase circulatória com estresse induzido (teste pressor frio).

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1430 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO



1. INTRODUÇÃO..............................................................................................03

2. OBJETIVO.....................................................................................................04

3. MATERIAL, MÉTODOS/PROCEDIMENTOS...........................................05/06

4.RESULTADOS...............................................................................................07/08

5. TAQUICARDIA E BRADICARDIA............................................................09

6. CONCLUSÃO................................................................................................10

7. REFERÊNCIAS..............................................................................................111. INTRODUÇÃO

A pressão arterial mantém o sangue circulando no organismo. Tem início com o batimento do coração. A cada vez que bate, o coração joga o sangue pelos vasos sanguíneos chamados artérias. As paredes dessas artérias são como bandas elásticas que se esticam e relaxam a fim de manter o sangue circulandopor todas as partes do organismo. Significam uma medida de pressão calibrada em milímetros de mercúrio (mmHg).

O primeiro número, ou o de maior valor, é chamado de sistólico, e corresponde à pressão da artéria no momento em que o sangue foi bombeado pelo coração. O segundo número, ou o de menor valor é chamado de diastólico, e corresponde à pressão na mesma artéria, no momento em que ocoração está relaxado após uma contração. O local mais comum de verificação da pressão arterial é no braço, usando como ponto de ausculta a artéria braquial. O tensiômetro e o estetoscópio são os equipamentos usados.









































2. OBJETIVO

Aferir a pressão arterial utilizando o tensiômetro e o estetoscópio.

2.1-Conhecer as técnicas de mensuração da freqüência cardíaca e pressão arterial pelos métodos palpatório e auscultatório.



2.2- Verificações da quebra da homeostase circulatória com o uso do protocolo com o estresse induzido (teste pressor frio).















































3. MATERIAIS E MÉTODOS



Materiais:

*Estetoscópio;

* Tensiômetro ou esfigmomanômetro

* Cronômetro (relógio)



Métodos:

O trabalho experimental realizado teve como objetivo geral o estudo do pulso e da pressão arterial. Pulso este que, segundo Guyton e Hall(2009), é característico da árvore arterial, e que será primordial na pressão gerado pela propulsão do sangue na mesma. Foram formadas duplas de alunos, um atuandocomo paciente e o outro como operador.




PROCEDIMENTOS

1- Solicitar que o paciente se sente confortavelmente.

2- Ajustar no braço do paciente o manguito, colocando a borda inferior um pouco acima do espaço antecubital. Posicionar a ponta ativa do estetoscópio sobre a artéria braquial, no espaço antecubital.

3- Fechar a válvula da pêra e iniciar a insuflação de ar para dentro domanguito até o manômetro atingir a pressão de 140 mmHg.

4- Abrir a válvula da pêra, soltando lentamente o ar contido no manguito. Ao perceber o primeiro ruído, observar atentamente, o valor que aparece no manômetro. Esse valor corresponde à pressão sistólica.

5- Continuar a esvaziar o manguito até perceber o último ruído. Esse valor corresponde à pressão diastólica. Repetir o procedimentoinvertendo o papel da dupla de alunos.


































Como primeiro passo, foi realizado, a medição do pulso arterial a partir da palpação do pulso. O objetivo básico foi medir a freqüência cardíaca através da frequência do pulso, uma vez que em condições fisiológicas, elas são iguais. Então, foram aplicadas ao longo da artéria radial as...
tracking img