Mensagem subliminar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1022 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITO DE MENSAGEM SUBLIMINAR:

A comunicação em geral, utiliza-se de diversas técnicas para chamar a atenção de seu público e persuadi-lo, buscando atingir seu objetivo. A propaganda é uma das áreas da comunicação e desempenha sua função procurando conquistar, manter e fidelizar o consumidor.
“O papel da propaganda é vender. Vender um produto, uma imagem, uma idéia, umafilosofia ou um hábito novo”. (IMOBERDORF, 1989,p.120).
A propaganda sempre presente no cotidiano, atua sobre o consumidor, transmite e ensina formas de pensar, sentir e agir que são favoráveis a um produto, uma idéia. A eficácia deste tipo de comunicação, e das comunicações humanas em geral, é formada de atitudes e influencia o comportamento de compra em relação a produtos, idéias epensamentos.
Conhecer o funcionamento do inconsciente humano é de fundamental importância para compreender a técnica da Mensagem Subliminar. A mensagem Subliminar, por princípio, atua diretamente no inconsciente, sendo assim, sem que haja percepção de suas influencias.

CALAZANS NO PROGRAMA JÔ SOARES

Flávio Calazans foientrevistado sobre MENSAGEM SUBLIMINAR dia 03 de maio de 2004, no prestigiado programa do Jô, na TV GLOBO.
Com bom humor e descontração, o Calazans explicou ao Jô Soares que sua pesquisa científica começou quando ainda era aluno da faculdade de direito e ouviu falar de subliminares como mensagens que influenciariam as pessoas;
Desde então, leu tudo o que pode sobre mensagem subliminardedicando-se a provar cientificamente que NÃO EXISTE SUBLIMINARES NA MÍDIA.
E neste esforço realizou Tese de Doutorado na USP e chegou a Livre-Docente na Unesp, ainda apresentou pesquisas em muitos congressos internacionais de Comunicação, Engenharia e Biologia, (como o famoso IAMCR – International Association for Media and Communication Research) e é autor do primeiro livro sobremensagem subliminar em idioma Português, um livro “Cult” que já chegou na sexta edição: Propaganda Subliminar Multimídia”, Summus Editorial, ISBN 853230411 – 7, 120 pág. – 14.0 x 21.0 cm.
Durante a entrevista com Jô Soares, o Calazans brincou que sua pesquisa para provar que não existem subliminares na televisão, cinema e internet tem “FRACASSADO”, e com muitas risadas apresentou casos como daDisney que ADMITIU ter subliminar no desenho animado “Bernardo e Bianca”; e o gravíssimo caso de propaganda eleitoral na campanha presidencial dos USA feita por Bush, entre muitos outros casos que comprovam existir mensagens subliminares mesmo, alertando a todos os telespectadores para a inegável existência da Tecnologia Subliminar e deixando até o próprio Jô Soares perplexo!Para explicar o suposto uso de mensagem subliminar pela primeira vez na televisão, Calazans cita Zuleika Ferrari, que em seu texto Defesa do Consumidor , faz referencias a uma notícia de jornal Folha de S. Paulo, de 12 de Fevereiro de 1974, no qual é noticiada a proibição, pela Comissão Federal de Comunicações dos EUA, da veiculação do filme publicitário do jogo “KUSKER DU”, por ser contráriaao interesse público, pois o anúncio conteria a expressão “compre-o” inserida quatro vezes, em frações de segundos, sobreposta à imagem.
Grande parte dos estudo, pesquisas e matérias publicadas sobre mensagens subliminares referem-se à comunicação visual. Os objetivos das mensagens subliminares são em grande parte, publicitários, educacionais, cinematográficos, entre outros. Os efeitossubliminares também podem atuar como sons, sendo inseridos em volume e velocidade inaudível pelo ouvido humano, com percepção inconsciente.
Segundo Calazans(1992), em 1863 Suslowa relatou experiências com o estesiômetro, descobrindo também os efeitos e reações subliminares á corrente elétrica abaixo do limiar da consciência.
Calazans(1992) cita o filme. O exorcista, o qual Key...
tracking img