Menor de idade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1983 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Menor de idade no volante…perigo constante!
O sonho de consumo dos adolescentes é ter um automóvel, mas por quê? A família quando dá mais importância ao quanto o carro “corre”, com a desculpa de chegar mais rápido ao destino, só acentua o desejo dos menores. A busca pelo poder que o carro proporciona é repassada dentro de casa causando graves conseqüências.
Várias ocorrências foram registradassemana passada envolvendo menores no volante. Em alguns casos, os próprios familiares, até acompanhados de crianças pequenas, entregaram a direção do veículo a sobrinhos, filhos e primos. Mas, o que leva um adulto a entregar o carro a um adolescente que mal consegue alcançar o pedal e enxergar fora do veículo? Será que pensam que estão fazendo um bem os ensinando a dirigir tão cedo?
É um erropensarmos que o menor deve aprender a dirigir em casa, porque é mais “seguro”. Vejamos estes casos: menino de 11 anos é pego dirigindo o carro da tia, mostrando a irresponsabilidade do adulto que teve sua carteira de habilitação apreendida; e a adolescente de 16 anos que atropelou e matou uma idosa na saída do prédio só vem confirmar a incapacidade física e psicológica do menor ao volante.
Eles nãopossuem maturidade suficiente para vislumbrar as conseqüências de seus atos e os pais ou familiares, aqueles que são conscientes do perigo do trânsito, são fundamentais para auxiliá-los. A presença de um adulto no carro ensinando um menor a dirigir não elimina a probabilidade de acidentes e estes devem ser punidos exemplarmente.
Por esta razão, o limite mínimo de idade para candidatar-se aprimeira habilitação é de 18 anos, com aplicação de testes teóricos e práticos para avaliar todos os aspectos físicos e psicológicos necessários à direção de um veículo. O problema é que as leis devem ser aplicadas a todos os casos indiscriminadamente.

PALESTRA 129 - MENOR NO VOLANTE!
Como se explica a paixão do adolescente pelos automóveis?A adolescência é um período caracterizado pela insegurançae instabilidade emocional. Para o jovem, o carro é um instrumento de auto-afirmação. Dentro de um carro, ele se sente mais bonito, atraente e, por isso, mais seguro. O automóvel deixa de ter a função utilitária de transporte e passa a compensar a sensação de inferioridade e impotência que o jovem sente diante do mundo. O adolescente se identifica a tal ponto com seu carro que este acaba fazendoparte de seu próprio corpo. Por que os jovens se revoltam quando os pais os proíbe de dirigir sem carteira?O jovem sente a proibição como um meio dos pais impedirem ou retardarem sua passagem para o mundo adulto. É difícil para o jovem compreender, porque ele se sente inteiramente capaz de controlar um automóvel. E ele não está totalmente errado. Em geral os jovens têm grande habilidade paraatividades manuais, reflexos rápidos e facilidade para operar máquinas. Alguns dirigem muito bem, sem nunca terem freqüentado uma auto-escola. O problema é que há um descompasso entre seu desenvolvimento motor e emocional. Enquanto a parte motora é extremamente desenvolvida e a visão e audição muito acuradas, a parte emocional é bastante instável. Atitudes maduras alternam-se a reações infantis. O quedizer ao meu filho menor de idade que insiste em dirigir?Pelas leis penais, um menor de 18 anos ao volante está praticando uma contravenção penal. Embora penalmente não seja ele o responsável, poderá complicar a vida de muitos. Por exemplo: pais ou responsáveis (e o proprietário do veículo, se for o caso) pelo menor que desrespeita o Código Nacional de Trânsito estão sujeitos à maior multa previstaem lei, apreensão da carteira de habilitação e, ainda, às penas dos Código Penal e Civil, em caso de acidente com vítimas ou danos materiais. Se o acidente tiver vítimas, fatais ou não, a pessoa ou pessoas que permitiram o uso do veículo serão enquadradas como co-autoras do crime em questão (homicídio ou lesões corporais), respondendo a inquérito policial e conseqüente ação penal. As penas...
tracking img